O FUNDAMENTOS DE QUÍMICA - TEORIA ATÔMICA
Por: Al1c3 • 30/10/2017 • Relatório de pesquisa • 858 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DE VITÓRIA
FARMÁCIA
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
EXPERIMENTO Nº02
TEORIA ATÔMICA
ALUNOS: Alice Altenerath, Fernanda Sá Ferreira, Wesley Araújo, Newton Marcilio, Laiana silva, Gustavo Leandro Gomes, Tamires de Jesus Santos
TURMA: FAN1
PROFESSOR: Heloisa Pinto Dias
VITÓRIA, 05 DE MAIO DE 2016
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DE VITÓRIA
FARMÁCIA
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA
TEORIA ATÔMICA
ALUNOS: Alice Altenerath, Fernanda Sá Ferreira, Wesley Araújo, Newton Marcilio, Laiana silva, Gustavo Leandro Gomes, Tamires de Jesus Santos
TURMA: FAN1
DATA: 19/04/2016
PROFESSOR: HELOISA PINTO DIAS
1. INTRODUÇÃO
Teoria atômica é a teoria cientifica que afirma que a matéria é constituída por unidades fundamentais chamadas átomos. Em pouco tempo surgiram várias teorias, ate chegar à que temos hoje a do Modelo Quântico. Vários cientistas contribuíram pra esta evolução sendo eles, Dalton, Rutherford, Bohr, Thompson. A teoria utilizada no experimento foi à representada por Bohr, na qual se observa quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa, sendo esta teoria comprovada a partir do teste de chama.
O objetivo do teste de chama é ilustrar a teoria atômica representada por Bohr, na qual se baseia em visualizar as diferentes cores emitidas pelos sais.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
Os materiais utilizados foram:
- Bico de Bunsen
- Béquer de 50 ml
- Ácido clorídrico (HCl)
- Alça de Drigalski
- Sais - Cloreto de Bário, Cloreto de Sódio, Cloreto de Cobre II, Cloreto de Potássio, Cloreto de Lítio, e Cloreto de Estrôncio.
2.2 MÉTODO
O método utilizado na experiência foi com a utilização do Bico de Bunsen, sendo assim, o procedimento começa com o ligamento do gás, logo em seguida a chama, e para o teste de chama é necessário que ela esteja azul sendo necessária a calibragem que é feita na chamada casinha.
O procedimento segue com a limpeza da Alça de Drigalski, que é feita através de um béquer de 50 ml vertido em Àcido Clorídrico (HCl),então o fio metálico é mergulhado no HCl para assim dar inicio ao experimento, o fio metálico é posto para secar na chama e logo em seguida colocado no primeiro sal utilizado sendo ele o Cloreto de Bário (BaCl2), logo depois o fio metálico é posto na chama do Bico de Bunsen dando o resultado imediato da coloração.
O processo do experimento seguiu com o segundo sal utilizado o Cloreto de Sódio (NaCl), no qual o método utilizado foi o mesmo do anterior, um béquer contendo Àcido Clorídrico para a limpeza da Alça de Drigalski,logo em seguida o fio metálico posto para secar na chama, depois colocado no sal para poder então ser colocado na chama ,dando o resultado da coloração.
O terceiro sal utilizado na experiência foi o Cloreto de Cobre II (CuCl2),seguido de um béquer contendo HCl, junto com a Alça de Drigalski ,sendo este mergulhado no Àcido para a limpeza e logo em seguida posto no sal para ser colocado na chama ,dando o resultado da coloração.
Seguindo então com o experimento com o quarto sal o Cloreto de Potássio (KCl),sendo seguido por outro béquer com Àcido Clorídrico, para logo depois o fio metálico ser colocado no sal e posto na chama, dando o resultado da coloração.
O quinto sal utilizado foi o Cloreto de Lítio (LiCl),junto com um béquer contendo Àcido Clorídrico, e uma Alça de Drigalski,para ser posto no sal e colocado na chama,para obter o resultado da coloração.
O sexto e último sal utilizado no experimento foi o Cloreto de Estrôncio (SrCl),sendo seguido por um béquer contendo Àcido Clorídrico,juntamente com uma Alça de Drigalski,após a limpeza do fio metálico este é colocado na chama para secar para então ser colocado no sal e posto na chama do Bico de Bunsen, revelando de imediato a coloração obtida pelo sal .
...