O Sistema Digestório
Por: wilmaqueiroz • 1/6/2018 • Ensaio • 694 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
Anatomia Humana I – Profa. Juliana Tamião
Sistema Digestório
Função
Digestão é a quebra das macromoléculas para serem absorvidas ao organismo, as proteínas serão degradadas em aminoácidos, carboidratos em glicose e lipídeos em ácidos graxos.
Divisão:
É dividido em tubogastrintestinal(TG), tubo contínuo da boca ao ânusformado por cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus) e órgãos acessórios da digestão (glândulas salivares, pâncreas e fígado).
Cavidade bucal
Inicia-se na rima do lábio (fenda entre os lábios) e termina posteriormente no istmo da fauces, onde temos a úvula (projeção do palato mole) arco palatoglosso e arco palatofaríngeo (pregas laterais).
Está presente 32 dentes para triturar os alimentos, iniciando assim a etapa mecânica da digestão.
Língua: è um órgão muscular revestido por mucosa. Exerce importante papel na mastigação, deglutição e sensibilidade gustativa.
Está dividido em raiz (ponto de implantação), corpo (dorso) e ápice. No dorso da língua na união entre os 2/3 anteriores com o 1/3 posterior há um sulco em forma de V chamado de sulco terminal.
Glândulas salivares: órgão anexo ao sistema digestório. Tem a função de umedecimento, dissolução e lubrificação; inicia-se a digestão de carboidratos através da enzima amilase salivar ou ptialina.
Faringe
É um tubo muscular comum ao sistema respiratório e ao digestório, onde ar e alimento passam por este tubo. Está dividido em porção nasal (nasofaringe), oral (orofaringe) e laríngea (laringofarínge).
A cartilagem epiglótica impede a entrada do alimento na laringe e o conduz ao esôfago.
Esôfago
Tubo muscular 25 cm que se inicia na faringe e termina no estômago. Está localizado anteriormente a coluna vertebral e posteriormente a traqueia. O esôfago sofre movimentos chamados de peristálticos (leves contrações), e chega ao diafragma onde atravessa-o pelo hiato esofágico. Na junção do esôfago ao estômago há o esfíncter esofageano que apresenta um tônus muscular impedindo o refluxo gástrico.
Peritônio
Saco seroso que envolve os órgãos abdominais, possui uma lâmina visceral (envolve as vísceras) e uma parietal (aderida a cavidade abdominal), entre elas há a cavidade peritoneal que possui uma fina camada de liquido capilar, para facilitar os deslocamentos dos órgãos.
Alguns órgãos estão junto a parede abdominal posterior, portanto o peritônio fica anterior a eles sendo chamados de retroperitoneais (pâncreas e rins).
Estômago
Órgão do canal alimentar que se segue do esôfago e continua com o intestino delgado. Está situado abaixo do diafragma e sua maior porção está localizada ao lado esquerdo do plano mediano.
Descrevem-se no estômago as seguintes porções: cárdica (junção com o esôfago), fundo (porção superior), corpo (maior parte do órgão), parte pilórica (porção terminal).
...