RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: ANÁLISE FARMACOPÉICA DO ÁCIDO SALICÍLICO(AS)
Por: DiovanaC • 29/11/2019 • Relatório de pesquisa • 928 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
FUPAC-FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
ANÁLISE FARMACOPÉICA
DO ÁCIDO SALICÍLICO(AS)
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
ANÁLISE FARMACOPÉICA
DO ÁCIDO SALICÍLICO(AS)
Relatório apresentado à disciplina de Química Farmacêutica I,
como requisito parcial para obtenção de nota no semestre,
sob orientação da Prof. .
UBERLÂNDIA / MG
2019
1.Resumo
A qualidade dos medicamentos é um fator indispensável, sendo o controle de qualidade de suma importância, visto que irregularidades ocasionam danos ao consumidor, comprometendo a eficácia do tratamento com falha terapêutica, além de alterações no aspecto e nas propriedades físico-químicas. De acordo com os testes realizados, observou-se que, os medicamentos estão aptos para uso.
2.Introdução
Comprimidos são formas farmacêuticas geralmente preparados com o auxílio de adjuvantes farmacêuticos, podendo estes variar em: forma, tamanho, peso, dureza, características de desintegração, dissolução e em outros aspectos, dependendo de sua finalidade de uso (ANSEL, 2007). O ácido acetilsalicílico (AAS) é um anti-inflamatório não-esteroidal (AINE) que tornou-se conhecido mundialmente, sendo a primeira criação da indústria farmacêutica que vem sendo utilizada até os dias atuais devido à ação analgésica, antipirética, anti-inflamatória, anti-agregante plaquetário (bloqueio da síntese de tromboxanos) entre outras indicações.
Sua ação primária é a inativação da ciclo-oxigenase por acetilação irreversível da prostaglandina sintase, enzima que catalisa a primeira fase da biossíntese da prostaglandina a partir do ácido araquidônico (GOODMAN E GILMANN, 1995). A determinação da qualidade de um medicamento é extremamente importante, devendo este ser seguro e eficaz. Portanto, desvios em certas características podem significar riscos graves à saúde dos pacientes, podendo até tornar-se um problema de saúde pública (PUGENS, 2008).
3.Objetivos
Diante do exposto o objetivo do trabalho é analisar a qualidade dos medicamentos que contenham, em sua composição, o princípio ativo ácido salicílico (AS), visto que este é um dos medicamentos anti-inflamatórios mais antigos e comercializados no mundo. Serão analisados descrição, solubilidade, identificação e doseamento dos comprimidos.
4. Materiais
- Ácido salicílico;
- Álcool;
- Clorofórmio;
- Água destilada;
- Ácido sulfúrico;
- Nitrato de prata;
- Cloreto férrico;
- Fenoftaleína;
- Hidróxido de sódio;
- Balança analítica;
- Espátulas metálicas;
- Bécker;
- Bureta com torneira;
- Pisseta;
- Erlenmeyer;
- Pipetador tipo pêra
5. Métodos
Na descrição foram analisados se os cristais eram brancos, em forma de agulhas finas ou pó esponjoso, branco e cristalino. Também se era inodoro e de sabor adocicado, passando a acre, inalterável.
No teste de solubilidade, pesou 3 vezes 1g grama de ácido salicílico e acondicionou nos Beckers com a seguinte descrição: água, clorofórmio e etanol. No Becker de água adicionou 460 ml de água destilada, no Becker de clorofórmio adicionou 45 ml de clorofórmio e no Becker de etanol adicionou 3 ml de etanol. Observou a solubilidade em cada um deles.
No teste de identificação, pesou 0,1g a frio em ácido sulfúrico R e adicionou alguns cristais de nitrato de prata. Adicionou 1 gota de cloreto férrico a solução aquosa do teste de solubilidade.
...