Relatorio Aula Prarica Coloração De Gram
Por: Hawany Maciel • 22/6/2023 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
- DIFERENÇA ENTRE BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS:
A diferença entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas está relacionada à estrutura de suas paredes celulares e à forma como elas reagem à técnica de coloração de Gram. Essa coloração é uma das técnicas mais comumente utilizadas para classificar bactérias com base em sua reação à coloração.
- Bactérias Gram-positivas:
- Possuem uma parede celular espessa composta principalmente por peptidoglicano (um polímero de açúcares e aminoácidos).
- Retêm o corante cristal violeta durante a coloração de Gram e aparecem de cor púrpura.
- Após a coloração, as bactérias Gram-positivas são coradas com violeta de genciana e iodeto de potássio, e são descoradas com álcool-acetona.
- Quando coradas, as bactérias Gram-positivas retêm o corante e não são afetadas pelo álcool-acetona, mantendo a cor púrpura.
- Exemplos de bactérias Gram-positivas incluem Staphylococcus, Streptococcus e Clostridium.
- Bactérias Gram-negativas:
- Possuem uma parede celular mais fina composta por uma camada de peptidoglicano envolvida por uma membrana externa composta por lipopolissacarídeos (LPS).
- Durante a coloração de Gram, as bactérias Gram-negativas são coradas com cristal violeta, iodeto de potássio e safranina, e são descoradas com álcool-acetona.
- Quando coradas, as bactérias Gram-negativas perdem o corante primário (cristal violeta) durante o processo de descoloração e adquirem a cor vermelha/rosa da safranina.
- Exemplos de bactérias Gram-negativas incluem Escherichia coli, Salmonella e Pseudomonas.
- SEQUÊNCIA DA TÉCNICA DE COLORAÇÃO DE GRAM:
A técnica de coloração de Gram envolve os seguintes passos:
- Cubra o esfregaço com violeta-de-metila e logo após deixe por aproximadamente 15 segundos;
- Adicione igual quantidade de água sobre a lâmina coberta com violeta-de-metila e então deixe agir por mais 45 segundos;
- Escorra o corante e lave em um filete de água corrente; Cubra a lâmina com lugol diluído (1/20) e deixe agir por aproximadamente 1 minuto;
- Escorra o lugol e lave em um filete de água corrente;
- Adicione álcool etílico (99,5º GL) sobre a lâmina; descorando-a, até que não desprenda mais corante;
- Lave em um filete de água corrente;
- Cubra a lâmina com safranina e deixe agir por aproximadamente 30 segundos;
- Lave em um filete de água corrente;
- Deixe secar ao ar livre, ou seque suavemente com o auxílio de um papel de filtro limpo;
- Visualize no microscópio. Logo após leia em objetiva de imersão (100 X).
- RESULTADOS ENCONTRADOS NA LÂMINA:
Após as bactérias terem sido coradas pela Técnica de Coloração e Gram, as lâminas foram visualizadas ao M.O., permitindo a observação dos seguintes resultados:
Os seguintes resultados foram observados após a aplicação dos corantes. Para definir qual será o tipo de bactéria presente na lâmina, precisa ter o conhecimento prévio sobre cada característica. As paredes e permeabilidade desses microrganismos têm características diferentes, por isso que quando são colocados os corates uns consegue fixar e outras não pelo motivo de ter espessuras diferentes. As bactérias Gram-positivas retêm a cor violeta pelo motivo de ter uma grande camada de peptidoglicano nas suas paredes sendo mais fácil a retenção do corante e apresentando uma coloração roxa. Já as Gram-negativas têm paredes de peptidoglicano mais finas e não conseguindo reter o cristal violeta durante o processo e recebendo a cor vermelha no fim do procedimento.
...