Relatorio Cascara Sagrada
Por: Bety_binho • 28/5/2017 • Relatório de pesquisa • 793 Palavras (4 Páginas) • 821 Visualizações
AULA PRÁTICA TECNOLOGIA FARMACÊUTICA – CARACTERIZAÇÃO DE MATERIA PRIMA -
CÁSCARA SAGRADA
SILVA, Jacqueline Tonholo
CUNHA, Priscila Teixeira
SIQUEIRA, Thais da Silva
CEZAR, Lilian Carvalho
Alunas do5º período de farmácia
Universidade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC Instituto de biociência-INBIO
Rua Jacira Catarina Bageto dos Santos, 132, Grogotó, Barbacena; Rua Vidal Barbosa, 113, Centro Barbacena; Rua Capitão Higino José Ferreira, 220, Caminho Novo, Barbacena; Rua Tomaz Gonzaga, 27, Boa Morte, Barbacena.
Resumo:
Palavras-chave: Cáscara Sagrada, caracterização, fluxo.
- INTRODUÇÃO
A cáscara sagrada é conhecida popularmente casca-sagrada, espinheiro e cascará- sagrado. Possui propriedades medicinais adstringente, laxante, purgativa, diurética e estimulante.
Conhecida cientificamente como Rhamnus purshiana, a cáscara sagrada é uma planta nativa americana rica em propriedades purgativas, responsáveis pelo sabor amargo do ingrediente e que, além de contribuírem para o funcionamento do sistema gastrointestinal, também ajudam na eliminação de líquidos e dificultam a absorção de gorduras.
Suas propriedades são responsáveis por causar uma irritação no colo intestinal, ação que aumenta o movimento peristáltico, facilitando a evacuação. Além disso, substâncias presentes na planta também estimulam terminações nervosas, ação que acelera a passagem dos alimentos pelo intestino e diminui a absorção de água, deixando as fezes mais hidratadas, característica que facilita a evacuação.
Porém, estes movimentos também contribuem para o emagrecimento natural.
A caracterização da matéria prima que é determinante para o seu comportamento nas várias etapas do processamento como : composição química, características físicas das partículas, ou seja, forma, distribuição de tamanho, estado de aglomeração.
[pic 1]
- OBJETIVOS
O objetivo desta pratica é caracterizar a matéria prima cáscara sagrada e calcular os índices de Hausner e de compressibilidade, e realizar a correlação com o fluxo da cáscara sagrada.
- Material utilizado
Lamina, Bequer, microscopio, funil, tamis 18 mesh (1 mm), bastão de vidro, proveta.
- Procedimento
Análise microscopica
Inicialmente espalhou-se uma pequena quantidade da materia prima, cascara sagrada, sobre uma lâmina. Levou ao microscopio e analisou nas objetivas de 4, 10 e 40.
Determinação da densidade.
Inicialmente tamisou-se a matéria prima em tamis de malha de 18 mesh (1mm). Transferiu-se 80 gramas para a proveta de 250 mL, acomodando levemente o pó. Anotou-se o volume de ocupação inicial para que fosse possivel clcular a densidade aparente. Em seguida bateu verticalmente a proveta sobre uma superficie plana 500 vezes observando o volume aparente. Prosseguiu batento por mais 750 vezes anotando o volume novamente. Calculou a diferença entre os volumes. Ao calcular percebeu que a porcentagem da diferança dos volumes estava fora das especificações, sendo necessario bater mais 750 vezes e anotar o volume novamente.
- Cálculos
Densidade aparente
Peso: 80g Volume: 234
d = m/v
d aparente = 80/234 = 0,342 g/mL
Va = 150 ml Vb = 146 mL
% = (Vb-Va) X 100 = (150 – 144) x 100 = 4%
Va 150
Especificação par calcular densidade compactada %
Va = 144 Vb = 144
% = (144 – 144) X 100 = 0%
144
Densidade compactada
d compactada = m/Vb
d compactada = 80/144 = 0,555 g/mL
Fator de Hausner
FH = ρa/ρc onde:
ρa = densidade aparente das particulas (g/mL)
...