Teor de cinza em alimentos
Por: maya15 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 2.636 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Curso de Ciências Farmacêuticas
Disciplina: Bromatologia
RELATÓRIO DE BROMATOLOGIA: DETERMINAÇÃO DE CINZAS EM ALIMENTOS
INTRODUÇÃO
A cinza de uma amostra de alimento é o material composto de resíduos inorgânicos que resulta após a queima de matéria orgânica da mesma. A cinza é constituída principalmente de grandes quantidades de Potássio (K), Sódio (Na), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg); pequenas quantidades de Alumínio (Al), Ferro (Fe),Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn) e traços de Iodo (I), Flúor (F) e outros elementos.
A metodologia de determinação de cinzas em alimentos consiste na incineração da amostra em mufla utilizando temperaturas de 550ºC a 570ºC por tempos pré-determinados. Como os alimentos podem diferir em sua composição, para cada tipo de amostra existem condições recomendadas que devam ser seguidas antes de se proceder a análise propriamente dita.
A cinza obtida pode não ter, necessariamente, a mesma composição que o conteúdo mineralpresente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra. Os elementos minerais se apresentam na cinza sob a forma de óxidos, sulfatos, fosfatos, silicatos e cloretos, dependendo das condições de incineração e da composição do alimento. Algumas mudanças podem ocorrer como oxalatos de cálcio podem ser transformados em carbonatos, ou até em óxidos. A composição da cinza vai depender da natureza do alimento e do método de determinação utilizado.
Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, sendo,portanto muitas vezes vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.
A presença de largas quantidades de cinzas em produtos como açúcar, amido, gelatina,frutas ácidas ou pectina é indesejável, sendo que cuidados especiais devem ser dispensados durante seus processamentos.
OBJETIVO
Determinar experimentalmente o teor de cinzas em alimentos, sendo, especificamente, no cereal aveia.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS
1. Cápsula de porcelana.
2. Mufla.
.6. Balança analítica.
7. Espátula.
8. Pinça de metal.
9. Farelo de aveia.
MÉTODOS
1. Coletou-se 5,0262 g do cereal aveia sobre cápsula de porcelana em balança analítica, sendo esta previamente tarada. A cápsula foi previamente aquecida em mufla a 550°C, antes da tomada de amostra.
3. Coonduziu-se a incineração do material em mufla, a 550°C, gradativamente.
4.Após longa espera de resfriamento da mufla, retirou-se o cadinho contendo as cinzas, sendo logo em seguida, levado ao dessecador para resfriamento ate temperatura ambiente.
5. Retirou-se o cadinho do dessecador e procedeu-se a aferição de massa deste com o material incinerado.
RESULTADO E DISCUSSÃO
RESULTADO
De posse dos dados numéricos obtidos, calculou-se o percentual de cinzas no cereal aveia, onde o valor obtido foi de 1,77%.
DISCUSSÃO
Alguns aspectos do experimento podem ser analisados da seguinte forma:
- A cápsula de porcelana foi previamente aquecida em mufla com o objetivo de eliminar resquícios ou traços de umidade e substâncias voláteis que eventualmente pudessem estar presente na sua porosidade, evitando-se interferências nos resultados.
...