Uso Racional de medicamentos
Por: mipaty • 13/3/2016 • Resenha • 421 Palavras (2 Páginas) • 572 Visualizações
Módulo 3
Observando-se este vídeo, percebe-se que um dos problemas no Brasil que evita o uso racional de medicamentos é a relação que existe entre as indústrias farmacêuticas e os médicos.
E estas industrias acabam recorrendo aos médicos porque grande parte dos medicamentos não podem ser anunciados diretamente para o paciente.
No Brasil, a propaganda de medicamentos possui uma legislação mais rigorosa que a de outros produtos. Só os medicamentos de venda livre, como analgésicos e ácidos para indigestão, podem ser comercializados sem prescrição médica e anunciados ao consumidor. Esses medicamentos são responsáveis por cerca de 30% do faturamento da indústria no Brasil. Os outros 70% vêm dos "medicamentos éticos", aqueles com a advertência "Venda sob prescrição médica" e que só podem ser anunciados para os médicos.
Um outro problema é a AUTOMEDICAÇÃO : 76,4% dos brasileiros tem hábito de se automedicar , ou seja de usar medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. Entre os que se automedicam, 32% ainda tem o hábito de aumentar a dose dos medicamentos que são prescritos por médicos para potencializar o efeito terapêutico, o que não deixa de ser uma forma de automedicação.
Sendo que nos últimos cinco anos, a automedicação levou cerca de 60 mil pessoas para o hospital, uma vez que ela pode causar intoxicação e esconder sinais e sintomas de doenças mais serias.
Ainda há o problema da venda de medicamentos sem a apresentação de receita quando necessária, o que pode acarretar em multa, podendo chegar a interdição e até cancelamento do alvará do estabelecimento. A penalidade pode variar de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão. Ou ainda, quando um farmacêutico receita um medicamento que exige prescrição médica.
Então há um problema de falta de ética entre os profissionais da saúde e por outro lado você tem o indivíduo que está doente e que não se importa com os riscos que vai correr.
Por conta disso tudo, no dia 05 de maio foi instituído o dia internacional do uso racional de medicamentos, sendo o farmacêutico essencial para a promoção do uso correto e seguro dos mesmos. Porque embora a ANVISA tenha por exemplo, em 2013, criado uma portaria com a composição da Força de Trabalho que terá o objetivo de propor medidas para estimular o uso racional dos medicamentos no Brasil e os CRF’s façam campanhas para promover o uso racional , é preciso que haja a participação dos profissionais da saúde e que eles sejam éticos acima de tudo.
Pergunta: Vocês consideram a propaganda de medicamentos no Brasil abusiva? Por quê?
...