A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA HOSPITALAR PRÉ-OPERATÓRIA
Por: Bárbara Freitas • 19/5/2020 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
1) Qual a importância do fisioterapeuta no pré-operatório de cirurgias eletivas de grande porte?
O papel de suma importância do fisioterapeuta no pré-operatório de cirurgias eletiva de grande porte é familiarizar o paciente com as manobras e os recursos fisioterapêuticos que serão utilizados no pós-cirúrgico imediato e tardio, tornando assim o paciente mais colaborativo no pós-operatório, afim de evitar complicações.
2) Quais são as complicações que podem ocorrer no pós-operatório de cirurgias de grande porte (cite no mínimo 6)?
Possíveis complicações que podem ocorrer em cirurgias de grande porte são: reações inflamatórias pelo uso da circulação extracorpórea (CEC), atelectasia, pneumonia, extravasamento de liquido para pleura (derrame pleural), retenção de secreções pulmonares e alterações de fluidos e balanço eletrolítico em virtude da CEC.
3) Por que se refere que “Pacientes instruídos no pré-operatório de cirurgias de grande porte, estarão mais preparados para colaborar com o tratamento no pós-operatório”? O que essa frase quer dizer?
Quando se explica ao paciente todas as manobras e técnicas que serão utilizadas no pós-operatório ele tende a ser mais colaborativo, seja por entender melhor o procedimento e a necessidade do mesmo, ou por uma maior confiança no profissional.
4) Para o período pré-operatório sabe-se que: “A intervenção por meio de treinamento muscular inspiratório intensivo com aparelho de carga linear baseada em 30% da pressão inspiratória máxima (Plmáx), com aumentos progressivos em pacientes de alto risco para cirurgia eletiva de grande porte, é capaz de reduzir o risco de complicações pulmonares, porque melhora a força e endurance dos músculos respiratórios”. Após compreender essa afirmativa, responda: Qual a importância de se melhorar a força e a endurance dos músculos respiratórios no período pré-operatório?
Melhorar a força e a endurance dos músculos respiratórios é importante porque a fraqueza muscular inspiratória está relacionada as complicações pulmonares pós-operatórias em pacientes que possuem fatores de risco, como os pneumopatas. Então, melhorar a condição pulmonar através do treinamento muscular pode favorecer a recuperação e diminuir o tempo de internação.
5) Cite 4 abordagens que o fisioterapeuta deve adotar para aliviar um paciente em período pré-operatório e cite 4 condutas que pode adotar neste período para contribuir na redução de complicações pós-operatórias.
Para avaliação pré-operatória o fisioterapeuta deve:
• Fazer inicialmente com o paciente uma entrevista realizando uma análise completa do prontuário, com revisão da história clínica;
• Fazer avaliação pré-operatória completa, incluindo exame geral do sistema musculoesquelético;
• Fazer orientações fisioterapêuticas acerca da importância das manobras e exercícios, quanto da deambulação precoce;
• Visitar com o paciente o ambiente da UTI com o intuito do mesmo conhecer o ambiente, a equipe interdisciplinar, os aparelhos e o apoio que recebera;
Para condutas afim
...