A Interação Clinico Patológico
Por: Matheus Belotti • 5/6/2022 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
APS Interação Clínico-Patológica
Matheus Gabriel Alves
21449498
Anhembi Morumbi
São Paulo
- Quais são as formas clínicas encontradas da febre amarela?
Resposta: As formas clínicas encontradas na febre amarela são:
- Infecção assintomática, corresponde de 40 a 65%
- Formas leve e moderada, corresponde de 20 a 30%, podendo causar febre e cefaléia.
- Forma grave, corresponde de 10 a 20%, podendo causar febre e icterícia.
- Forma maligna, corresponde de 5 a 10%, levando o paciente a morte.
- Quais são as vias de transmissão e quais agentes envolvidos da febre amarela?
Resposta: A febre amarela pode ser transmitida ao homem através de picadas de insetos hematófagos do Gênero Aedes e Haemagogus, dividindo-se em dois ciclos de transmissão: urbana e silvestre.
O ciclo urbano é mais simples: É direto mosquito e homem, onde o Aedes Aegypti dissemina a doença. Nesse caso não é preciso a presença de hospedeiros, ou seja, o próprio homem infectado e em fase virêmica atua como amplificador e disseminador do vírus na população geral.
O ciclo silvestre: Dessa forma é necessário ter hospedeiros. Tanto na África quanto na América, os hospedeiros silvestres primários do vírus da febre amarela são primatas e não humanos. Esse ciclo foi reconhecido na década de 1930.
- Quais as situações clínicas para a contraindicação da vacinação da febre?
Resposta: As situações clinicas para a contraindicações da vacina da febre amarela são: Pessoas com historia de anafilaxia comprovada em doses anteriores, pacientes com imunossupressão grave de qualquer natureza, pacientes submetidos a transplante de órgãos, pacientes com doenças do timo, gestantes, pacientes portadores de lúpus, pessoas com antecedentes de alergia a proteína do ovo, e crianças menores de 6 meses de idade.
- Quais as lesões microscópicas descritas no fígado?
Resposta: No fígado o vírus infecta as células de Kupffer e os hepatócitos. Nos primeiros momentos determina a degeneração acidófila em zonas focais durante o período inicial de replicação. Após isso irá acontecer a degeneração baloniforme e depois necrose do tipo hialina. Além disso causa necrose médio-zonal dos lóbulos.
- Quais os testes clínicos indicados para detecção do vírus?
Resposta: Os testes clínicos indicados para a detecção do vírus da febre amarela podem serem feitos por exames específicos que utiliza-se de métodos virológicos e identificação de antígenos virais e do RNA Viral, ou por métodos sorológicos que utiliza doses de anticorpos específicos pelo método de Igm-Elisa.
- Qual o impacto na saúde pública causado pela febre amarela?
Resposta: Sendo uma doença que pode levar a óbito, é preciso rapidez na vacinação para evitar esses casos, e só assim pode se prevenir, evitando um impacto maior na saúde pública. Segundo pesquisas recentes mais 40% das pessoas chegam a óbito, é um impacto muito grande, é preciso ter cuidado quando se trata da febre amarela;
...