Microbiologia - giardia duodenalis
Por: jessicahercules • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 525 Visualizações
Hepatites e a Saúde Publica
As Hepatites Virais é uma doença pouco debatida em sociedade e vem apresentando novos casos, tornando-se um problema de saúde pública o que levou a OMS (Organização Mundial de Saúde) a criar no dia 28 de Julho de 2010 o Dia Mundial De Hepatite, com o objetivo de mostrar a população que essa doença é uma doença silenciosa pode evoluir para estados agudos e crônicos e o portador do vírus pode ser um transmissor da doença sem saber. No Brasil as mais comuns são A, B e C e o que vai diferenciar uma hepatite da outra são os vírus.
A falta de postos de saúde, implantação de programas sociais, profissionais capacitados e condições de serviço adequado é a primeira mudança que deve acontecer, para que mais pessoas conheçam não só sobre a hepatite mais outras doenças. Onde a população, receba procedimentos básicos e possam ser realizados testes sorológicos iniciais para um diagnostico médico e tratamento completo com as doses necessárias de vacinas e medicamentos de maneira correta. Realizando visitas domiciliares, dinâmicas, palestras para a comunidade levando informação e tirando duvidas, mostrando que há sim uma forma de prevenção para cada doença.
No nosso país ainda encontramos em alguns estados com nível sócio econômico baixo, falhas de serviço público de saúde, como sendo o principal a falta de saneamento básico. O que deixa essa população vulnerável ao vírus da Hepatite. É nesses locais onde temos uma prevalência maior dos vírus de hepatites A e E, onde a principal via de transmissão se da por via oral-fecal, geralmente pela água ou também alimento contaminado.
Muitas pessoas sabem que a Hepatite pode ser transmitida e como se proteger contra essa doença, mas não gostam ou acham ‘’bobeira’’ o que é um grande problema, pois além de estar sujeito a adquirir a hepatite esta colocando em risco outra pessoa, seja ele paciente ou a cliente do salão disseminando a doença, que é o caso das Hepatites B e C.
As Hepatites B e C podem ser assintomáticas, ou seja, o individuo tem a doença, mas não apresenta sintomas. São a principal causa de câncer de fígado, sendo consideradas as hepatites mais graves.
É uma doença muito importante para os trabalhadores da saúde, pois sua principal fonte de transmissão é por via sanguínea, material perfuro cortante e fluido corporal.
A informação e orientação sobre as formas de transmissão, diagnóstico e tratamento podem reduzir a proliferação da Hepatite.
CENTRO UNIVERSITARIO DE ITAJUBÁ - FEPI
Fisioterapia
Microbiologia
Professor: Luan
ITAJUBÁ
2015
Jéssica Vilas Boas
00013093
TEXTO
RELAÇÃO DAS HAPATITES COM
A SAÚDE PUBLICA
Trabalho acadêmico da disciplina de
Microbiologia , do curso de Fisioterapia,
apresentado com o objetivo de obtenção
de nota.
Professor Luan
ITAJUBÁ
2015
REFERÊNCIAS
ARAÚJO C,L,F; et al. Programa Nacional para a prevenção e controle das hepatites virais: manual de aconselhamento em hepatites virais. 1º edição. Brasília-DF. Editora MS. 2005
GARCIA L, L,P; FACCHINI L,A. Vacinação contra a hepatite B entre trabalhadores da atenção básica à saúde. Rio de Janeiro: Cad. Saúde Publica. Maio. 2008, p.1130-1140.
...