O ESTUDO CLÍNICO SOBRE A DOENÇA DE CROHN
Por: Erica Ferreira • 13/12/2022 • Resenha • 727 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA
AGNES CRISTINE OLIVEIRA DOS SANTOS ANANDA MACHADO DA SILVA
ERICA CRISTINE FERREIRA ALVES LETICIA MAEVELY MARQUES GERONIMO
ESTUDO CLÍNICO SOBRE A DOENÇA DE CROHN
MANAUS 2022
AGNES CRISTINE OLIVEIRA DOS SANTOS ANANDA MACHADO DA SILVA
ERICA CRISTINE FERREIRA ALVES
LETICIA MAEVELY MARQUES GERONIMO
CASO CLÍNICO SOBRE A DOENÇA DE CROHN
Trabalho apresentado no curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas
Professora Glenda Ramos
MANAUS 2022
IDENTIFICAÇÃO
Idade: 27
Gênero: Masculino Naturalidade: Brasileiro Profissão: Carregador Estado civil: Casado
QUEIXA PRINCIPAL
“Sinto fortes dores nos ombros, pulsos e joelhos, principalmente durante o dia que é quando fica mais intensa a dor, o que dificulta muito nos meus afazeres do dia a dia. Já tem 2 anos que venho sentindo essas dores, sinto muita fraqueza, o que faz eu não realizar minhas tarefas completamente no tempo de trabalho, às vezes sinto febre, tenho muita dor de estômago, sobre minhas fezes tenho diarreia quase sempre, posso comer bem mas sempre sai líquido, e perdi mais de cinco quilos em poucos meses.”
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL
A região do corpo afetada: Abdômen, membros superiores e inferiores O início dos sintomas do paciente: Há dois anos (25 anos);
Os sintomas pioram durante o período laboral no qual ocorre um esforço devido os agachamentos e peso dos objetos carregados;
Dores descritas como pontadas nas áreas das articulações que irradia para as metáfises dos ossos dos membros, ardência na região anal.
Foi dito que os sintomas iniciais foram diarreia, dispepsia, com presença de pirose, evoluindo com perda de peso, contribuindo com astenia e fadiga, posteriormente surgindo as dores nas articulações.
Paciente afastado do trabalho há uma semana, com limitações físicas, movimentação rígida, com dificuldade.
HISTÓRIA PATOLÓGICA REGRESSA
Os sintomas da Doença de Crohn começaram a surgir aos 25 anos de idade, apresentava dor abdominal, com fadiga, de alta intensidade, que aliviava com a defecação. Apresentava também diarreia, rectorragias e supuração anal, acompanhados de falsas vontades, além de náuseas e anorexia. Após a realização do exame proctológico e de colonoscopia, foi detectada a Doença de Crohn ileocólica e anal. Assim, iniciou-se tratamento com corticoides.
HISTÓRIA FAMILIAR
Sem histórico familiar de Doença de Crohn ou demais patologias do trato gastrointestinal.
HISTÓRIA SOCIAL / HÁBITOS DE VIDA
Trabalha como carregador a 5 anos, mora em casa de alvenaria com a esposa, com boas condições higiênico-sanitárias, tinha hábitos tabágicos e bebida alcoólica nas quais manteve ao longo do percurso da doença.
EXAME FÍSICO
Foram realizados o teste de esforço, a avaliação da pressão arterial, da frequência cardíaca, do peso, da altura, além de exames abdominais, exames digitais retais.
Foi avaliado se existe algum tipo de sintoma extra intestinal. No exame físico do paciente ocorreram algumas variações de normalidade e múltiplas alterações. No exame físico abdominal apresentou dor no quadrante inferior direito do abdome, massas palpáveis e trajetos fistuloso.
...