Recuperação Rompimento de LCA
Por: hadassavilela • 1/4/2024 • Seminário • 2.630 Palavras (11 Páginas) • 88 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA
HADASSA LEAL DE CAMPOS VILELA
RELATÓRIO 2
GOIÂNIA
2023
HADASSA LEAL DE CAMPOS VILELA
RELATÓRIO 2
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde Pública, da Escola de Ciências Sociais e Saúde, Curso de Fisioterapia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professora e Doutora: Fabiana Pavan Viana
GOIÂNIA
2023
SUMÁRIO
1. DESCRIÇÃO DO LOCAL E DA VISITA 3
2. DESCRIÇÃO RÁPIDA DOS ATENDIMENTOS 4
2.1 Paciente 1 (J. S.) 4
2.2 Paciente 2 (R. L.) 4
2.3 Paciente 3 (L. B. C.) 4
2.4 Paciente 4 (V. L.) 4
2.5 Paciente 5 (I. S.) 5
3. DESCRIÇÃO DETALHADA DE UM DOS TRATAMENTOS 6
4. REVISÃO NÃO SISTEMÁTICA SOBRE ROMPIMENTO DE LCA 9
5. RELAÇÃO ENTRE O PROFISSIONAL E A PACIENTE 12
REFERÊNCIAS 13
1. DESCRIÇÃO DO LOCAL E DA VISITA
A visita foi realizada no dia 22 (vinte e dois) de março de 2023, das 14h às 20h, na Academia da Coluna Vertebral. Nesse dia, acompanhei os atendimentos do professor e doutor Lucilius Martins de Souza. Foram atendidos cinco pacientes durante o período em que estive na clínica.
Ao chegar à clínica, fui recebida pelo professor Lucilius na recepção, juntamente com seu primeiro paciente, que já aguardava para ser atendido. Fomos até o consultório, onde fui apresentada ao paciente como aluna da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e foi explicado a ele que eu assistiria o atendimento a fim de elaborar um trabalho à disciplina de saúde pública.
Após dois atendimentos no consultório, tivemos um horário vago e, nesse momento, o professor me apresentou toda a clínica. Fomos primeiramente à área da piscina, onde são realizados os tratamentos de hidroterapia; após conhecer esse ambiente, me foi apresentada a sala de pilates, assim como os profissionais responsáveis pelos atendimentos ali. Saindo desse ambiente, fomos à área de musculação, onde, mais tarde, foram realizados dois dos atendimentos que citarei mais adiante.
Depois de me apresentar toda a clínica, voltamos ao consultório, onde foi realizada a avaliação e primeiras técnicas em uma paciente que estava ali pela primeira vez. Terminado esse atendimento, fomos até à área de musculação, na qual foram realizados os dois últimos atendimentos do dia.
2. DESCRIÇÃO RÁPIDA DOS ATENDIMENTOS
2.1 Paciente 1 (J. S.)
Paciente com tratamento de RPG e alongamentos devido à dor lombar e hérnia de disco. Frequenta a clínica uma vez por semana para a realização das técnicas de RPG e alongamentos com o intuito de alongar MMII e coluna lombar, além de fazer correções posturais.
2.2 Paciente 2 (R. L.)
Paciente com tratamento de RPG e quiropraxia devido a uma retificação no abdome e hipercifose da coluna torácica. Tratamento é realizado com o intuito de melhora da mobilidade torácica e melhora da postura.
2.3 Paciente 3 (L. B. C.)
Paciente praticante de beach tennis compareceu à clínica para realizar uma avaliação relatando dor aguda no ombro direito e na região interescapular direita. Foram realizados testes a fim de identificar a origem da dor e, posteriormente, exercícios e manipulações para alívio da dor aguda.
2.4 Paciente 4 (V. L.)
Paciente em recuperação de cirurgia de LCA do joelho esquerdo, em um pós-operatório tardio devido a erros médicos e tratamentos fisioterapêuticos anteriores ineficientes. A paciente é jogadora de vôlei e busca fortalecimento muscular e estabilidade dos MMII.
2.5 Paciente 5 (I. S.)
Paciente praticante de fisiculturismo e jogadora de vôlei. O tratamento é feito em busca de recuperação de cirurgia de LCA do joelho esquerdo, com o intuito de fortalecer a musculatura dos MMII visando a volta às quadras e ao fisiculturismo.
3. DESCRIÇÃO DETALHADA DE UM DOS TRATAMENTOS
O tratamento escolhido para essa etapa foi o da paciente I. S., que consiste em uma recuperação de pós-operatório de LCA do joelho esquerdo. A paciente em questão é jogadora de vôlei e participava de competições de fisiculturismo antes de se lesionar.
A lesão ocorreu durante um jogo de vôlei, após um salto para realizar um ataque. A paciente recebeu atendimento em quadra e foi encaminhada à emergência, onde o médico responsável pelo atendimento imobilizou seu joelho esquerdo em flexão. Após o atendimento na emergência, a paciente precisou esperar por vários dias até que conseguisse realizar sua primeira cirurgia. Devido a alguns erros médicos e a uma fibrose no local da cirurgia, ela precisou passar por uma segunda operação e teve a musculatura de sua perna esquerda bem atrofiada.
Ela está em tratamento com o professor e doutor Lucilius há cerca de oito meses e já tem bastante de seus movimentos e força muscular recuperados, apesar da falta de confiança em executar alguns movimentos. A seguir, descreverei o tratamento realizado pelo professor no dia da visita, sendo ele feito na área de musculação com o objetivo de fortalecer toda a musculatura dos MMII.
O primeiro exercício feito com a paciente foi o agachamento com corda TRX, no qual é utilizada uma corda fixada a uma parede como apoio para fazer o agachamento. Esse exercício tem como objetivo trabalhar e fortalecer os músculos do quadríceps (reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio), os músculos do posterior de coxa conhecidos como isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral) e os glúteos (máximo, médio e mínimo). Ele usa apenas o peso corporal e permite que quem esteja executando determine a intensidade do exercício. Foram realizadas três séries de doze repetições.
...