Saúde da Mulher
Por: Leandrokeiji • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.419 Palavras (14 Páginas) • 357 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SOROCABA
EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA
PROFESSOR CARLOS EDUARDO
SAÚDE DA MULHER
ATPS do Curso de Fisioterapia Diurno
Primeiro semestre apresentado à Universidade Anhanguera - Sorocaba
SOROCABA-SP
MARÇO / 2015
SUMÁRIO
1. FISIOTERAPIA APLICADA NA SAÚDE DA MULHER
1.1 Definição da área de Fisioterapia
1.2 Exercício da Profissão: Notas de advertência e Restrições
2. OBSTÉTRICA – GESTAÇÃO – PÓS -PARTO
2.1 Exercícios para Gravidez
2.2 Pós -Parto
3. MASTOLOGIA
3.2 Patologia linfedema pós cirurgia de mama em mulher.
3.2 Recursos
3.3 Drenagem linfática manual
3.4 Fisioterapia aquática
3.5 Tecnologia: eletroestimulação
4. CLIMATÉRIO
4.2 Menopausa
4.1 Fisioterapia e exercícios para mulheres no Climatério e Menopausa
5. INCONTINÊNCIA URINÁRIA
5.1 Fisioterapia e exercícios para fortalecer o assoalho pélvico
5.1 Tratamento fisioterapêutico para incontinência urinária com cones vaginais
5.3 Tratamento fisioterapêutico para incontinência urinária através de eletroestimulação
6. OSTEOPOROSE
6.1 Tratamento da fisioterapia em mulheres com osteoporose
7. DOR PÉLVICA CRÔNICA
7.1 Fisioterapia e dor pélvica crônica
8. REFERÊNCIAS
- FISIOTERAPIA APLICADA NA SAÚDE DA MULHER
Embora a fisioterapia aplicada a mulheres seja tão antiga quanto à própria fisioterapia, a aplicação das técnicas fisioterápicas na Ginecologia e Obstetrícia é relativamente recente, principalmente nos Estados Unidos.
O trabalho dos fisioterapeutas atendendo as gestantes é mais frequente em países como: Inglaterra, África do Sul, Austrália e Canadá. O mais próximo que a prática dos fisioterapeutas chegava era de dar aulas de preparação para o parto, uma prática liderada pela fisioterapeuta Elisabeth Bing em Nova York, em 1960.
O profissional da fisioterapia tem muito a oferecer na área da preparação para o parto, e isso não deveria ser domínio exclusivo das enfermeiras obstétricas.
O profissional de fisioterapia pode atuar de diversas e são elas:
-Como especialistas clínicos, podem tratar de pacientes com distúrbios ginecológicos, antes e após cirurgias ginecológicas e de mamas; realizar avaliações musculoesqueléticas e tratamento de pacientes de obstetrícia; atuar como apoio ao trabalho de parto, ensinando exercícios terapêuticos para pacientes em fase pré-natal, pós-parto, pacientes de gestação de alto risco e após a cesariana.
-Como consultores, o fisioterapeuta pode expandir sua atuação para programas em base hospitalar, e programas de pratica privada, também servir as comunidades pública e médica, e também companhias de seguros e governo.
-Pode atuar como pesquisadores, pois a área tem muito trabalho pela frente, pois a área é relativamente nova e existe pouca documentação no campo.
-Atua também os fisioterapeutas como administradores e instrutores de estudantes de fisioterapia, onde o profissional tem a oportunidade de divulgar seus serviços, conhecimento e experiência no que se refere o atendimento ao paciente.
O profissional pode atuar como um todo, ou como parte da abordagem da equipe multidisciplinar na assistência ao paciente.
Novos serviços foram criados para suprir a necessidade da área, como Coordenador de Ginecologia e Obstetrícia para Serviços de Reabilitação, o fisioterapeuta também tem sido importante no desenvolvimento de protocolos multidisciplinares para pacientes de alto risco e diabéticos em grandes hospitais.
Recentemente o profissional atua como consultores hospitalares para pacientes que necessitam de reabilitação pós-cesariana, treinamento de mobilidade e atendimento para alivio da dor originaria de câncer ginecológico.
...