A Audiologia Educacional Síntese
Por: valdilenemf • 30/5/2021 • Resenha • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
DISCIPLINA: AUDIOLOGIA EDUCACIONAL
PROFESSORA: Luciana Pimentel
ALUNA: Valdilene Menezes
Resumo Audiologia Educacional
Estratégias Terapêuticas
É necessário ter habilidade, sensibilidade e competência técnica em situações de vida diária e ter flexibilidade em adapta-las as diferenças de cada indivíduo, procurando sempre aprimorar.
- Estratégias sobre voz e articulação
A fala precisa ser clara e um pouco mais devagar do que o normal, não sendo necessário uma articulação exagerada, voz com intensidade normal, com animação de forma interessante, passando informações de caráter emocional, é preciso falar próximo a criança e quando necessário usar o sussurro e evitar ambientes com grandes ruídos.
- Estratégias de atenção
Segura e toque a criança adequadamente, nunca a segurando pelo queixo para que olhe pra você, isso deve acontecer naturalmente, primeiro use a voz para chamar a atenção, chamando pelo nome até três vezes, em seguida use movimentos corporais, toques e gestos adequados, dê um tempo de espera para a criança a cada chamada de atenção, desenvolva a atenção auditiva e a comunicação oral com fatos do dia a dia, toda a atenção deve estar voltada para criança para que assim que a criança solicite seja estabelecido um diálogo com a criança, fale coisas interessantes para a criança naquele momento em um contexto que chame a atenção da criança.
- Estratégias sobre as Expressões
Utilize ambientes claros para que a o deficiente auditivo veja seu rosto de frente no mesmo nível visual, utilize a linguagem gestual com apoio a linguagem oral, deixe os lábios descobertos para que a comunicação nãos seja dificultada.
- Estratégias de Comunicação
Destaque os aspectos não verbais da comunicação, já que desde cedo a comunicação ocorre sob forma não auditivos e não verbais, transmita sempre mensagens positivas, procurando sempre reconhecer as tentativas de comunicação da criança, fale sobre coisas que a criança está vendo e experimentando no momento, forneça atividades e brincadeiras de acordo com a fase de cada criança. Enfatize a repetição criando condições para que a criança se comunique utilizando as palavras corretas, utilizando sentenças pequenas e simples, sempre responda a comunicação da criança, não utilize palavras no diminutivo nem falas infantilizadas, estabeleça um diálogo não esquecendo de usar palavras chaves para mudança do assunto e enfatize a comunicação com pessoas de fora. Forneça informações e avalie o nível de respostas da criança, procurando não causar frustações na criança, evite a ansiedade e deixe a criança tentar se comunicar e pedir o que quer, tentando corrigir caso não tenha dado para entender para que o deficiente tente melhorar a dicção.
- Estratégias verbais
Utilize orações e palavras simples sempre repetindo par um bom entendimento, para facilitar a compreensão das orações utilize sinônimos das palavras, reforce as palavras chave, repetindo a palavra mais importante da oração, repita as palavras chaves que destaquem algum significado dentro da sentença, limite as possibilidades de respostas e comece passando informações que possam ser sempre reconhecidas. Peça para a criança repetir o que foi dito caso necessário utilize sinônimos.
- Estratégias Comportamentais
Os pais não podem se tornar terapeutas dos filhos, devem se manter no papel de pais, ter sempre atitudes positivas diante do problema, deve –se estabelecer limites comportamentais a criança com deficiência auditiva, trabalhe sempre em parceria com os pais para que se tenha ajuda necessária nos momentos de frustração, desânimo, apreendam o que puderem para ajudar a criança, faça pergunta aos pais, envolva toda a família, irmãos, avós, incluindo-os nas atividades e dando apoio profissional. Um trabalho integrado entre pais, terapeuta e professores é básico para o desenvolvimento da criança.
Procedimento Terapêutico Auriorial
Toda criança com deficiência auditiva requer um trabalho terapêutico em equipe, no qual inclua a interações com a família e com a escola, como também algumas modificações nos ambientes físicos.
E ideal que o trabalho terapêutico seja iniciado logo após a detecção da alteração auditiva, para que haja um melhor prognostico e menores prejuízos secundários. A criança deve ser induzida a está atenta a qualquer barulho produzido ao seu redor, é muito provável que a criança ao colocar AASI oi o IC, comece a se assustar com os inúmeros sons que passara a perceber, podendo a te rejeitar o AASI e o IC. Durante as terapias, sempre que ocorrer algum som inesperado sempre procurar chamar a atenção da criança para o som que foi emitido, devendo proceder da mesma maneira para o sonso que ocorrem ocasionalmente no dia a dia, procurando sempre observar a reação da criança a cada som emitido.
...