A Saúde Auditiva
Por: Lilianemel • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 527 Visualizações
Saúde Auditiva
[pic 1]
A perda auditiva
Como a perda auditiva não causa dor, nem sempre é levado á sério. Um ddo alarmante é que a diminuição da capacidade auditiva atinge 10% da população mundial.
As perdas auditivas são detectadas por exames auditivos, como a audiometria, e são classificados em graus de severidade, do leve ao profundo, de acordo com a quantidade de células comprometidas.
O individuo que apresenta uma perda auditiva passa a ter algumas dificuldades, como por exemplo:
- Dificuldade ao falar ao telefone na presença de ruídos externos;
- Tende a escutar a televisão e o rádio em volume muito alto;
- Dificuldades em participar de reuniões familiares ou particulares;
- Dificuldade em conversar com mais de uma pessoa.
Proteção da Audição
Algumas medidas a serem tomadas:
- Afaste-se d fonte sonora. Se não for possível eliminar o ruído, tente se afastar da fonte sonora.
- Utilize protetor auricular em concertos, festivais, danceterias, shows, quando a intensidade do som for muito forte.
- Utilize protetor auricular em ambiente de trabalho ruidoso como, industrias. Não se esqueça da higienização (se for o plug pode ser realizado com sabonete normal, d levar as mãos), e certifique-se de que o protetor está bem colocado.
- Peça para as pessoas mostrarem consideração em relação ao ruído. Caso se sinta incomodado com o ruído gerado por outras pessoas, peça para reduzir o nível de intensidade do som.
Respeite a sua audição!!
A Audição
Ouvir é essencial para a comunicação verbal e a aquisição de fala. E pela audição que percebemos os sons. Desta forma, a audição é um canal importante de entrada do conhecimento e interação com o mundo. Para ouvirmos, a orelha detecta as ondas sonoras e o cérebro as interpreta.
A Orelha
A orelha é dividida em três partes: A orelha externa é capaz de conduzir o som para o tímpano. A orelha média é responsável pela transmissão e amplificação do som. Assim o som chega na orelha Interna onde as células citadas transformarão o som em estímulos para o Sistema Nervoso, para que os mesmos sejam interpretados no cérebro.
[pic 2]
O Ruído
O ruído é a presença simultânea de diversas ondas, gerando uma sensação desagradável. O ruído pode agredir e danificar as células da orelha interna e a lesão dependerá da capacidade individual de suportar sons intensos do tipo a intensidade do som.
Além dos malefícios, há malefícios no funcionamento de outras partes do corpo, causando os principais sintomas da PAIR como irritabilidade, insônia, e predispondo até mesmo a depressão, diminuindo o rendimento do trabalho.
O nível máximo de pressão sonora recomendável é de até 85 dB por 08 hora e a cada 5 dB de acréscimo, há uma redução pela metade do tempo de exposição recomendado.
...