TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico dor Torácica

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Caso clinico número 02

 Paciente de 53 anos, masculino, branco, comerciante, casado, natural e procedente de Ouro Preto, portador de hipertensão arterial há 16 anos sem tratamento, foi admitido na emergência hospitalar com dor torácica de início súbito há cerca de 3 horas, de forte intensidade, irradiada para o abdome e membro inferior esquerdo (MIE), acompanhada de sudorese, palpitações e elevação pressórica acentuada. Era etilista de 1 garrafa de cerveja/dia há 20 anos. Negava tabagismo, diabetes, dislipidemia, e outro evento cardiovascular anterior. 

Estava em regular estado geral, hidratado, corado, cianótico (2+/4+), eupneico, afebril, consciente e orientado. A ausculta respiratória encontrava-se normal. A ausculta cardíaca era rítmica e regular sem a presença de sopros. A pressão arterial (PA) era de 170 x 110 mmHg e a frequência cardíaca de 86 bpm. O MIE encontrava-se cianótico e com discreta perda da sensibilidade. Pulsos não eram palpáveis em artéria femoral e dorsal do pé esquerdo. 

Questões:

  1. Quais as hipóteses diagnosticas possíveis para o caso clínico acima (no mínimo 02 e no máximo 05)
  1. Síndrome Coronariana Aguda.
  2. Aneurisma de Aorta Torácica
  3. FA – Oclusão arterial aguda de membro inferior – Fenômeno Cardioembólico

  1. Para cada hipótese diagnóstica faça solicitação de exames complementares para confirmação da sua hipótese. Não passe de 5 exames para cada diagnóstico e explique as alterações que você esperaria encontrar para a confirmação da sua hipótese 
  1. SCA: ECG, evidenciando supra ou depressão do segmento ST, inversão de onda T. Troponina, podendo se considerar outros marcadores de necrose cardíaca, como a CK-MB, evidenciando sua elevação acima dos valores de Referência.
  2. Aneurisma de Aorta Torácica: Ecocardiografia ou Raio X de toráx, evidenciando dilatação aórtica, progredindo então para TC de Tórax ou RNM para avaliar a extensão da doença, evidenciando uma aorta 150% maior do que o diâmetro esperado para o paciente.
  3. FA: ECG, evidenciando uma linha de base oscilatória, sem onda P, com ritmo ventricular (QRS) irregular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (344.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com