Caso Clinico dor Torácica
Por: Bruno Caixeta • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Caso clinico número 02
Paciente de 53 anos, masculino, branco, comerciante, casado, natural e procedente de Ouro Preto, portador de hipertensão arterial há 16 anos sem tratamento, foi admitido na emergência hospitalar com dor torácica de início súbito há cerca de 3 horas, de forte intensidade, irradiada para o abdome e membro inferior esquerdo (MIE), acompanhada de sudorese, palpitações e elevação pressórica acentuada. Era etilista de 1 garrafa de cerveja/dia há 20 anos. Negava tabagismo, diabetes, dislipidemia, e outro evento cardiovascular anterior.
Estava em regular estado geral, hidratado, corado, cianótico (2+/4+), eupneico, afebril, consciente e orientado. A ausculta respiratória encontrava-se normal. A ausculta cardíaca era rítmica e regular sem a presença de sopros. A pressão arterial (PA) era de 170 x 110 mmHg e a frequência cardíaca de 86 bpm. O MIE encontrava-se cianótico e com discreta perda da sensibilidade. Pulsos não eram palpáveis em artéria femoral e dorsal do pé esquerdo.
Questões:
- Quais as hipóteses diagnosticas possíveis para o caso clínico acima (no mínimo 02 e no máximo 05)
- Síndrome Coronariana Aguda.
- Aneurisma de Aorta Torácica
- FA – Oclusão arterial aguda de membro inferior – Fenômeno Cardioembólico
- Para cada hipótese diagnóstica faça solicitação de exames complementares para confirmação da sua hipótese. Não passe de 5 exames para cada diagnóstico e explique as alterações que você esperaria encontrar para a confirmação da sua hipótese
- SCA: ECG, evidenciando supra ou depressão do segmento ST, inversão de onda T. Troponina, podendo se considerar outros marcadores de necrose cardíaca, como a CK-MB, evidenciando sua elevação acima dos valores de Referência.
- Aneurisma de Aorta Torácica: Ecocardiografia ou Raio X de toráx, evidenciando dilatação aórtica, progredindo então para TC de Tórax ou RNM para avaliar a extensão da doença, evidenciando uma aorta 150% maior do que o diâmetro esperado para o paciente.
- FA: ECG, evidenciando uma linha de base oscilatória, sem onda P, com ritmo ventricular (QRS) irregular.
...