Educação Ambiental e Pandemia da Covid-19
Por: Jooj_jr • 23/10/2021 • Dissertação • 597 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
É de opinião mútua que a educação é o processo mais importante de aprendizagem, afim corroborar a consciência e comportamentos que demonstrem equilíbrio dos seres humanos e a sociedade, com o meio ambiente, provisor de matérias primas. Juntos realizando uma trama, que envolve uma série de relações de indivíduo-meio, responsável pela sustentação da vida. Com isso, a educação ambiental fora criada com o objetivo de gerar consciência ecológica do indivíduo, cabendo a ele, mudar suas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza.
Atualmente, durante a segunda década do século 21, o tema educação ambiental nunca foi tão debatido, e isto se deve à pandemia global de Covid-19. Causado pelo vírus Sars-CoV-2, ou simplesmente como “Corona vírus”, é uma doença respiratória aguda, potencialmente grave, e de elevada transmissibilidade distribuição. Enquanto, a passos lentos, a vacinação começa a entrar em vigor, e estando ao alcance de um grupo prioritário de pessoas, a melhor forma de deter o avanço do vírus é diminuindo o contágio. A melhor medida para a diminuição do contágio, é uma medida de caráter ambiental: o isolamento social. Mas afinal de contas, qual o papel da educação ambiental dos indivíduos na prevenção desta doença? Primeiramente, é interessante observar que países com os melhores índices de educação, foram os que melhor souberam lidar com a epidemia, e neste momento, já voltaram a realizar atividades de maneira semelhante à normalidade. Isto se deve, justamente, aos índices de educação já citados anteriormente. Localidades onde sua população é educada desde cedo a como portar-se diante de uma situação semelhante ao Corona vírus, como sarampo ou uma simples gripe tem uma dinâmica muito diferente a outros países, como Brasil, onde a população não estava preparada para o combate à epidemia.
Como já foi dito no começo, a educação é o processo mais importante na formação da conscientização do ser humano, com relação ao meio onde vive, e isto não diz respeito apenas ao desenvolvimento sustentável, Servindo de gatilho para diversas outras circunstâncias da vida deste ser, que não apenas o aprendizado socioambiental. Sobre a Educação Ambiental, ela trata também da forma como a sociedade lida com estas questões sanitárias, mudando a forma como as pessoas reagem frente à prevenção e o controle de problemas ambientais concretos. Sem dúvida uma tarefa bastante complicada, tendo em vista que: mudanças no ambiente, como o Covid-19, por exemplo, sejam elas naturais ou causados por ação do homem, tem uma origem local, contudo, seus impactos, a longo prazo, tornam-se globais.
Em vista dos argumentos apresentados, podemos perceber que o processo de aprendizagem do ser humano, no que diz respeito à educação socioambiental é de crucial importância para sua formação como cidadão, Pois saber lidar, por exemplo, com uma doença infectocontagiosa como sarampo, gripe ou mesmo o próprio Corona vírus, é determinante para o bem-estar desta pessoa, tal como para
As que circulam ao seu redor. Educação Ambiental não abrange apenas o desenvolvimento sustentável, mas da formas como as pessoas reagirão às mudanças que poderão vir a acontecer no meio ambiente, sejam ela causadas pelas ações do ser humano, ou mesmo pela própria
...