TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Características Morfológicas dos Nevos Melanocíticos Cutâneos

Por:   •  24/4/2016  •  Exam  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 5

Respostas questionário 2

1) Determine as principais características morfológicas dos nevos melanocíticos cutâneos.

 Os nevos adquiridos comuns são pápulas bem delimitadas, acastanhadas, com 6mm ou menos.  São formados por melanócitos basais e, quando maduros, atravessam os estágios de: nevos juncionais, que são lesões iniciais na junção dermoepidérmica; nevos compostos, que são ninhos ou cordões de melanócitos estendendo-se no interior da derme adjacente; nevos dérmicos (ou intradérmicos), quando o componente epidérmico é perdido; e ao entrar na derme, as células do nevo entram em maturação, tornando-se menores e não pigmentadas, semelhantes ao tecido neural.

2) Cite cinco fatores prognósticos associados ao melanoma maligno cutâneo.

Espessura de Breslow (distância de crescimento vertical do melanoma); número de mitoses; evidência de regressão; presença de linfócitos infiltrantes no tumor; micrometástase em linfonodo sentinela.

3) Cite quatro tipos histológicos dos tumores de anexos cutâneos.

Cilindromas (ilhas de células basaloides com diferenciação apócrina ou écrina que podem coalescer); Siringomas (múltiplas pápulas pequenas acastanhadas de epitélio basaloide com diferenciação écrina); Adenomas sebáceos (proliferações lobulares de sebócitos espumosos com citoplasma repleto de lipídios); Tricoepiteliomas (proliferações de células basaloides que formam estruturas semelhantes a folículos pilosos).

4) Determine os achados morfológicos característicos da queratose actínica.

Macroscopicamente se caracteriza por lesões normalmente menores que 1cm, acastanhadas, vermelhas ou da cor da pele, com consistência áspera, podendo haver córneos cutâneos devido à produção exagerada de queratina. Microscopicamente, há atipias em células da epiderme inferior, frequentemente com hiperplasia de célula basal, disqueratose e elastose , sendo comum hiperqueratose e paraqueratose.

5) Qual é o tumor maligno mais comum da pele?

O carcinoma basocelular (CBC), de crescimento lento e rara metástase.

6) O que significa micose fungoide?

É um linfoma cutâneo de células T crônico que pode evoluir para um linfoma generalizado. Apresenta lesões macroscópicas semelhantes a eczema que progridem para máculas castanho-avermelhadas com descamação, placas de descamação (como na psoríase) ou nódulos fúngicos em vários locais da superfície corporal.

7) Diferencie a psoríase e o líquen plano (no mínimo três características).

A psoríase se caracteriza macroscopicamente por placas bem delimitadas, rosadas, com escamas prateadas, enquanto o líquen plano apresenta pápulas poligonais pruriginosas e violáceas que podem coalescer formando placas. Microscopicamente, a psoríase apresenta acantose acentuada com alongamento regular das cristas interpapilares e mitoses logo acima da camada basal, e o líquen plano apresenta denso infiltrado linfocítico com degeneração e necrose de células basais.Quanto à etiologia, na psoríase há sugestão de um componente genético e estímulos exógenos, e no líquen plano é desconhecida mas acredita-se em uma resposta imune mediada por células contra antígenos alterados nas células basais.

8) Cite quatro diferenças entre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Retocolite ulcerativa: inflamação ulcerativa severa que se estende à mucosa e submucosa; se limita ao cólon e reto; apresenta lesões difusas, não salteadas, com pseudopólipos inflamatórios; a parede intestinal é adelgaçada e não apresenta estreitamento.

Doença de Crohn: inflamação tipicamente transmural; ocorre em qualquer local no trato gastrointestinal; lesões salteadas (áreas da doença separadas, delineadas com serosa granular e inflamada); a parede intestinal é geralmente estreitada e espessada;

9) Determine as três características morfológicas fundamentais da cirrose hepática.

Fibrose septal em ponte, ligando os tratos portais uns aos outros e às veias centrais; Nódulos parenquimatosos, resultantes da regeneração do hepatócito quando circundados por fibrose; Ruptura da arquitetura parenquimatosa hepática.

10) Quais são os tumores malignos mais frequentes no fígado?

Carcinoma hepatocelular, angiossarcomas do fígado, hepatoblastoma, colangiocarcinoma.

11) Cite quatro condições clínicas associadas ao desenvolvimento de um quadro de glomerulosclerose segmentar focal.

Necrose glomerular por outras causas (ex., nefropatia por IgA); resposta adaptativa à perda de tecido renal (ex., refluxo crônico, ou agenesia renal unilateral); mutações de proteínas que mantêm a barreira de filtração glomerular (ex., podocina, alfa-actinina); outras doenças conhecidas, como abuso de heroína, infecção por HIV, doença falciforme ou obesidade.

12) Quais são os quatro principais tipos de cálculos urinários?

Cálculos contendo cálcio, compostos de oxalato de cálcio e/ou fosfato de cálcio; cálculos triplo fosfato ou cálculos de estruvita, compostos de fosfato de magnésio e amônia; cálculos de ácido úrico; cálculos de cisteína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com