Resenha Crítica do Código de Ética Médica
Por: Osyduarte • 20/9/2016 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 1.239 Visualizações
Resenha Crítica do Código de Ética Médica
O Código de ética médica ordena a prática em saúde dos profissionais com envolvimento direto ou indireto com o paciente. Caso haja descumprimento o médico será penalizado. Os principais aspectos deste envolvem a melhora na relação saúde-cliente.
O profissional deve agir de modo a preservar a liberdade de escolha dos indivíduos apresentando a este todos os tratamentos reconhecidos cientificamente para sua escolha. Além disso, a autonomia deve ser conservada para isso o paciente deve consentir sobre qualquer procedimento a ser realizado, salvo em situações de emergência onde a vida é colocada em risco.
Ainda sobre a manutenção da autonomia, o cliente tem direito a procurar uma segunda opinião com a colaboração do primeiro que a atendeu, assim ele se sente mais seguro na escolha do tratamento. Em conformidade com outro princípio bioético, a beneficência, o profissional deve atuar sempre em benefício do paciente, respeitando e preservando sua dignidade e integridade.
O médico deve trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional considerando a liberdade e independência dos outros, valorizando acima de tudo a saúde do paciente.
Em casos onde não existem possibilidades de cura, devem-se evitar procedimentos desnecessários, oferecendo cuidados paliativos que propiciem alívio da dor e mais conforto ao usuário.
A conduta precisa ser ética, respeitando a moral, não podendo participar de manipulação genética, visando seres humanos modificados ou para a escolha de sexo, por exemplo.
O médico se esforçará para preservar a vida sobre qualquer hipótese, não podendo negar-se a atender em setores de urgência e emergência quando for sua obrigação fazê-lo.
Este novo código de ética possui aspectos que buscam revolucionar a visão que o paciente tem sobre o médico, sobre um indivíduo autoritário, sem tempo para ouvir e até mesmo examinar. Apresenta artigos que prezam a relação médico-paciente buscando aperfeiçoá-la cada vez mais.
...