TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tedx Psicologia Medica

Por:   •  19/11/2023  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta palestra do TEDx, a Dra. Júlia Rocha discute a importância de humanizar a saúde. Ela reflete sobre sua experiência no sistema único de saúde brasileiro conhecido como SUS e como, inicialmente, focava apenas no conhecimento técnico e deixava de ouvir as necessidades de seus pacientes, uma medicina tradicional centrada na doença, e não na pessoa, com a valorização do biológico, em detrimento do psicológico e do social, muitas vezes colocando de lado a real importância da relação médico-paciente.

Através de seu trabalho em medicina de família e comunidade, ela aprendeu a importância da ética, empatia e habilidades de comunicação na prestação de cuidados, destacando a importância de ouvir e fornecer cuidados genuínos. Embora reconhecendo que a realidade do SUS não seja perfeita, ela enfatiza a necessidade de os profissionais de saúde se reconectarem com o aspecto fundamental de seu trabalho: o cuidado genuíno. Sendo essencial a psicologia medica médica, que nada mais é do que o estudo da relação médico-paciente entendendo esse encontro, sua importância para o vínculo terapêutico, fundamental para o sucesso de um tratamento, onde toda a consulta é levada para a analise do todo, com anamnese sendo um campo de observações de sinais e sintomas psíquicos, compreendendo o doente enquanto pessoa humana, portadora de uma doença e seu processo do adoecimento.

A Dra. Rocha compartilha uma história pessoal sobre uma paciente chamada Helena, que foi ao seu consultório com um ombro dolorido. Inicialmente, a palestrante assumiu que Helena estava lá para falar sobre sua dor física, mas descobriu que ela estava buscando tratamento para sua tristeza. Conforme a conversa avançava, Helena começou a chorar e revelou que havia perdido sua filha há dois anos em um incidente trágico. Comovida pela vulnerabilidade de Helena, a palestrante trancou a porta para proporcionar um espaço seguro para que Helena se abrisse. Essa história destaca a importância de humanizar a saúde, abordando as necessidades emocionais dos pacientes junto com seus sintomas físicos. Observa-se o caráter único do relatado com a personalidade de cada um onde é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser, onde a genética, junto com as experiências de vida vão formar quem a pessoa realmente é, a unicidade de cada pessoa.

Outrossim, têm-se a psique humana apresentada em três níveis, o consciente pequena parte da mente, é a capacidade de perceber os pensamentos, os sentimentos, as experiências memorizadas e as fantasias. O pré-consciente parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com facilidade, são as porções da memória que nos são facilmente acessíveis. É no pré-consciente que estão os pensamentos, as ideias, as experiências, os conhecimentos, as lembranças de ontem, que podem ser trazidas à consciência, com algum esforço. E por fim o inconsciente que é o armazenamento da memória de fatos ou situações emocionais positivos e negativos na infância; parte da mente que não é acessível pela consciência, que detém o material não é esquecido nem perdido, mas que não pode ser, voluntariamente, resgatada pelo indivíduo. Onde tudo que foi relatada fica aparente na psicologia médica, onde se busca o todo, dar atenção as especificidades de cada ser, tratar o paciente como todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com