A Vitamina B6 na Nutrição
Por: gersonh • 30/3/2017 • Resenha • 851 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
VITAMINA B6
A vitamina B6 existe em formas diferentes, sendo a piridoxina a forma mais utilizada para fortificação de alimentos e na preparação de alguns tipos de medicamentos. Esta vitamina tem relação com o metabolismo de aminoácidos, além de agir como cofator para ação do glicogênio fosforilas e outras enzimas.
Segundo Cozzolino (2009), a maioria dos alimentos possui a vitamina B6, e sua absorção é relativamente alta. Porém, alguns vegetais apresentam uma quantidade significativa dessa vitamina.
Durante o cozimento e processamento de alimentos, como carnes e vegetais enlatados, por exemplo, as perdas da vitamina são altas. Na moagem do trigo, para produção da farinha, as perdas podem atingir entre 70 e 90% e o congelamento de vegetais pode resultar em uma perda que varia de 35 a 55%.
A vitamina B6 não é sintetizada por humanos e outros mamíferos e, por isso, precisam obtê-la de fontes alimentares. A maioria da vitamina absorvida é direcionada para o fígado, embora outros tecidos também possam absorver os compostos. A piridoxina é rapidamente convertida para piridoxal fosfato no fígado e em outros tecidos, e não tem a capacidade de atravessar as membranas celulares.
Conforme explica Cozzolino (2009), a principal função da vitamina B6 é atuar no metabolismo de aminoácidos e a ingestão de muitas proteínas pode afetar suas recomendações. Acredita-se que ingerir 1 mg/dia seja suficiente para suprir as necessidades de adultos, quantidade que pode ser aumentada, dependendo da ingestão de proteínas desses indivíduos. Pra crianças a recomendação é bem menor. Sugere-se que a ingestão seja de 2,5 a 3 µg de vitamina B6 /g de proteína.
A deficiência de vitamina B6 é rara, tendo em vista que ela está bem distribuída nos alimentos e a flora bacteriana intestinal consegue sintetizar grandes quantidades. No entanto, boa parte de pessoas de populações desenvolvidas consomem a vitamina de forma inadequada. Entre os sintomas da deficiência grave de B6 é possível citar dermatite seborreica, anemia microcítica, convulsões, depressão e confusão mental. Há evidencias também, que o consumo inadequado da vitamina está associado com o prognóstico negativo em mulheres que tem câncer de mama.
Apesar da vitamina B6 ser hidrossolúvel e ser metabolizada e excretada rapidamente, ela apresenta toxicidade. Alguns experimentos foram realizados com animais e, estes apresentaram lesões dermatológicas, fraqueza muscular e falta de equilíbrio. Com doses acima de 50 mg/kg, podem ocorrer danos neurais, cm degeneração de fibras sensoriais dos nervos periféricos da coluna dorsal.
FÓSFORO
O fósforo é encontrado na natureza principalmente na forma de fosfato, que possui um átomo central do fósforo, quatros átomos de oxigênio e os átomos de hidrogênio podem variar de 0 a 3. A quantidade fósforo no corpo de um recém-nascido pode chegar a 0,5%, enquanto em adultos a quantidade varia de 065 a 1,1%, sendo que grande parte se encontra nos ossos e o restante em tecidos moles e no fluido extracelular.
...