Anticorpos
Por: Aila Barros • 11/4/2016 • Resenha • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 479 Visualizações
Anticorpos
Moléculas produzidas pelo Linfócito B-> Resposta Imune Específica com o objetivo de eliminar patógenos.
Antitoxinas= Eliminação de toxinas.
Aglutininas= Moléculas aglutinas, que são moléculas que ficam agregadas, podendo causar danos aos rins.
Precipitinas= Que não fiquem em precipitação.
Antígeno<-> Anticorpo= (Formato de chave para ligação)
Linfócitos B <->Anticorpos
Teoria de seleção Clonal.
01antígeno-01linfócito.
Diferentes tipos de anticorpos (imunoglobulinas) Ig’s; MHC-> Receptor que auxilia o reconhecimento dos antígenos para auxiliar na produção de anticorpos; Linhagem de células imortalizadas.
Aplicação dos Anticorpos
-Reconhecimento e combate a fungos; Desenvolvimento de soro específicos contra diversas doenças; Identificação e Localização de diversas biomoléculas em fluídos biológicos; Oácito-> Acúmulo de líquido-> Aquapouna.
Imunidade Humoral
Anticorpo-> Imunoglobulina; Os anticorpos circulam no plasma e linfa; Proteínas específicas para Antígeno; Ligar a patógenas e toxinas, inativando e eliminando; Ativações biológicas secundárias; Marcar moléculas e tecidos que não são produzidas corretamente (Pq as células podem originar de tumores).
Produção de Anticorpos: Célula B em repouso, na sua superfície há moléculas semelhantes a anticorpos para que passem ser reconhecidos pelos antígenos. Antígeno ligado ao MHC para ser reconhecido. Células B ativadas, passando por ≠ processos de mudanças que podem ser de núcleo ou citoplasmáticas, formando assim o PLASMÓCITO*. (Fagocitada, processada e apresentada). *Organelas que realizam síntese proteica-> Ribossomo (Retículo Endoplasmático Rugoso), Complexo de Golgi e Mitocôndrias. Os Macrófagos vai transportar o antígeno até os órgãos linfoides secundários junto com a molécula MHC. Linfócito B-> Ativado-> Processado-> Por meio de citosinas de outras células consegue se converter em Plasmócitos, liberando os anticorpos.
Exemplos de Antígenos (Vacinas): P1: Apresentação do Antígeno; P2: Internalização e processamento do antígeno; P3: Ação de citocinas (Ação local/ alterações morfológicas e produção de anticorpo) produzidas pelas células TCD4 (atividade dos linfócitos); P4: Alterações morfológicas (plasmócitos)-> Produção de Anticorpos; Alta síntese de proteínas.
Epítapo: A porção do antígeno no qual o anticorpo vai reagir. Tem dois tipos: Lineares -> Mesma região o Anticorpo age do mesmo modo independente do modo tridimensional do agente.
Já os Conformacional -> O agente tem que está em um determinado formato tridimensional para que possa haver a ligação.
As moléculas não estão linearmente juntas; ex: alimento cru-cozido.
Os anticorpos são glicoproteínas (pq tem porções de açúcares); Porção α globulina(Pré-Albumina); Albumina proteína mais abundante no soro sanguíneo; Anticorpo mais abundante-> IgG. (GAME). Principais funções: Neutralização, algutinção, opsonização e ativação do sistema Complemento.
Estrutura: Possui 2 sítios de ligação para o antígeno (frente-> é o específico, interagindo com os antígenos/ Trás-> Células do nosso corpo); 2 porções de cadeias leves (pequenas) e 2 porções de cadeias pesadas (grandes), essas cadeias são especificidade de anticorpo. Cada cadeia leve possui 1 domínio variável* e 1 domínio constate*.
*A porção variável (FAB) localizada onde se liga ao ANTÍGENO.
*A porção constante (FC) localizada onde se liga ao LINFÓCITO.
O sítio de ligação possuem aminoácidos que possuem afinidade química com o antígeno.
As células tumorais produzem proteínas específicas o que faz com que o nosso corpo produza Anticorpo para combatê-las.
Funções dos Anticorpos
Inativação de toxinas e outros agentes químicos; Inativação de vírus; Lise de algumas bactérias; Ligação a MO (bactérias, fungos, parasitas), facilitando o reconhecimento por partes das células imunológicas ("opsonização"); Ligação às células imunológicas para a destruição do Ag; Participação na Citotoxidade Dependente de Anticorpos (ADDC); Transferência de imunidade para fetos e lactentes; Fixação do Complemento; Participação e reações autoimunes e alérgicas.
Cinco Classes de Anticorpos:
IgG, IgA, IgM, IgE e IgD
1. IgG ( Mais comum): Monomérica; Principal e mais abundante no soro; Neutralizam toxinas; Fixam complemento (Via clássica) IgG3 > IgG1 > IgG2; Subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4; São os únicos que podem atravessar a placenta (nutriente, anticorpo, toxinas e alguns vírus) utilizada quando leva picada de cobra, soro em geral; Espaços extravasculares (medula e capilares dos órgãos); Aglutina antígeno (r. hemaglutinação), massa de bactéria para fagocitar, exemplo transplante de sangue errado; Liga via porção Fc: Fazem opsonização- ligam-se aos fagócitos Célula Nk; Principal e mais abundante no soro.
...