A Antígeno e Anticorpo
Por: Taila Mariotto • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Antígeno: é toda substância estranha ao organismo que provoca uma resposta imunológica. Podendo ser uma bactéria, vírus ou protozoários.
Quando essa substância entra em contato com nosso organismo, elas estimulam a produção dos anticorpos
Anticorpos são proteínas, da classe das imunoglobulinas, produzidas pelas células B do sistema imune do organismo para combater antígenos.
A relação entre antígeno e anticorpo é extremamente importante, porque cada anticorpo produzido vai reconhecer um tipo de antígeno
A molécula do anticorpo possui o formato de um Y, sendo que nos ‘braços” do Y que se encontram as regiões variáveis, específicas para um determinado antígeno, onde ocorre a ligação entre eles.
Os anticorpos (imunoglobulinas - Ig) são moléculas responsáveis por se ligarem a antígenos e desencadearem respostas imunológicas
ANTICORPO – ANTIGENO
SE LIGAM
anticorpos identificam quaisquer substâncias, células ou qualquer outro material, que sejam estranhas ou não naturais do nosso corpo.
Quando esses anticorpos ligam-se a essas substâncias estranhas, que chamamos de antígenos, as células brancas ou glóbulos brancos de nosso corpo reconhecem o anticorpo ligado ao antígeno e os devoram, eliminando-os de nosso organismo
Quando micróbios invadem o seu corpo, entram em ação os glóbulos brancos, células especializadas na defesa do organismo que circulam no seu sangue. Os macrófagos e os neutrófilos (dois tipos de glóbulos brancos) eliminam a maior parte dos invasores, engolindo-os num processo chamado fagocitose. Quando identificam uma proteína estranha – o antígeno -, o linfócito B (células B) libera anticorpos, fabricados para matar ou imobilizar um micro-organismo específico. Os anticorpos imobilizam o micróbio invasor, que é logo em seguida destruído por um macrófago. Mesmo depois que a batalha termina, todas as informações ficam armazenadas.
...