Avaliação nutricional de dietas de trabalhadores em relação a proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras alimentares e vitaminas
Por: cavalinholou • 9/10/2015 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
RESUMO DO ARTIGO:
Avaliação nutricional de dietas de trabalhadores em relação a proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras alimentares e vitaminas
A população de todo mundo atualmente tem se atentado cada vez mais para as necessidades nutricionais, assim como par a qualidade dos alimentos pois já é de consenso de todos que isso pode significar a saúde e a prevenção de doenças.
Alimentos demasiadamente refinados tendem a perder muito seu valor nutricional, sendo os piores afetados as fibras, vitaminas e minerais e alguns deles são essenciais para a manutenção da saúde.
Proteínas, lipídeos, carboidratos e álcool fornecem energia enquanto minerais e vitaminas participam de processos metabólicos que permitem a extração de energia dos nutrientes previamente citados nesse paragrafo.
Desta forma, avaliando um grupo de composto por 24 trabalhadores, do sexo masculino, com idade entre 19 e 56 anos de uma autopeças na cidade de São Paulo, investigou-se que com a coleta de dados por meio de duplicata, na qual pesou-se a quantidade de cada componente da refeição após a montagem do prato pelo próprio funcionário, que é considerado satisfatório a quantidade de nutrientes que cada um consumiu.
Considerando os valores preconizados pelas novas DRIs, todas as dietas dos trabalhadores atingiram adequação de 100% em carboidratos e cerca de 96% das dietas foram adequadas em proteína.
Considerando as DRI’s, as EAR recomendam 100g/dia e a RDA recomenda 130g/dia de carboidrato para esse grupo, já as recomendações de proteínas estão em 0,8g/dia.
Considerando as DRI’s, todas as dietas alcançaram 100% dos valores de carboidratos e 96% atingiram a recomendação de proteínas, porém todas elas atingiram as necessidades nutricionais, embora com calorias inadequadas.
As fibras, que para homem é recomendado 38g/dia mostraram-se inadequadas atingindo somente 4,2% do estabelecido. Em relação as vitaminas, a dieta mostra-se adequada para a vitamina B1 e deficiente em B2 e piridoxina.
Referência: (06/09/2015)
...