Bioetica
Por: rafaelcidaoo • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
1) Qual a questão, decisão, problema ou conflito bioético envolvido?
R: Médico agride filho de um paciente.
2) Quais são os fatos?
R: O médico o agrediu a socos e canetadas, dentro da clinica, ele estava acompanhando seu pai, que estava aguardando o médico para realizar uma cirurgia de catarata. A discussão começou porque o médico chegou atrasado, segundo ele o mesmo estava no hospital desde das 4:30 da manhã aguardando a cirurgia, e o médico chegou atrasado às 11:40 da manhã.
3) Quais são as pessoas envolvidas?
R: O médico e o filho de um paciente.
4) Quais as prioridades de cada um dos participantes?
R: O médico precisava que o aparelho estivesse bom para realizar a cirurgia e o filho necessitava da cirurgia do pai.
5) Quais são as alternativas atuais que poderiam ser feitas nesse caso?
R: O médico poderia ser mais ético na forma de tratar o paciente, jamais poderia ter sido agressivo e quanto ao paciente deveria ter tido uma posição do medico junto do hospital.
6) Quais as conseqüências, para cada um dos participantes em cada uma das alternativas?
R: O médico deveria receber uma punição por ter sido desrespeitoso e o paciente deveria ter sua cirurgia marcada o quanto antes.
Os transtornos alimentares são caracterizados da seguinte forma: medo de engordar, preocupação exagerada com o peso e a forma do corpo. Os transtornos afetam a população jovem e do sexo feminino, existem formas de transtornos alimentares que não se encaixam em um diagnostico de anorexia nervosa e bulimia nervosa.
O conceito de beleza sofreu varias mudanças, nas épocas em que os alimentos eram mais escassos o padrão de beleza era ser robusta, pois era sinal de poder, hoje em da em que os alimentos são oferecidos de forma abundante, a magreza é sinal de sucesso. Na época em que a culinária prezava por um alto teor calórico o padrão feminino era de forma arredondada e flácida, nos anos 80 onde foi a época do concurso de “Miss America“ a busca pela magreza já era perceptível, já no século XXI a busca pelo corpo perfeito é de forma obsessiva, o preconceito contra a obesidade é muito grande e a magreza esta ligada cada vez mais ao sucesso. O preconceito persegue as crianças desde a pré-escola e esse preconceito relacionado as mulheres existe na hora de conseguir um emprego.
Muitas adolescentes estão passando a desenvolver praticas inadequadas de controle de peso, na adolescência os amigos tem bastante influencia na socialização. O medo de engordar entre as adolescentes é tão intenso que passas a desenvolver esses tipos de comportamentos preocupantes para os transtornos alimentares como a indução de vomito, uso de laxantes.
A anorexia nervosa e a bulimia nervosa estão se estendendo aos limites de raças, sexo e cor. O Japão onde os transtornos alimentares eram inexistentes, hoje em dia são muito freqüentes. Os transtornos alimentares estão crescendo nos países desenvolvidos, portanto
...