Casos Clinicos
Por: priscyllacamargo • 12/5/2015 • Relatório de pesquisa • 405 Palavras (2 Páginas) • 918 Visualizações
CASOS CLÍNICOS DOENÇAS DO ESÔFAGO (Questões de concurso modificadas):
- Universidade de São Paulo - USP (2010). Paciente adulto jovem refere sintomas respiratórios como tosse noturna, rouquidão, infecções pulmonares de repetição e episódios de dor torácica. Após a realização de exame de pHmetria, foi constatado o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Diante deste quadro, qual a possível situação clínica apresentada pelo paciente?
- Refluxo Gastroesofágico Fisiológico
- Acalasia
- Doença do Refluxo Gastroesofágico
- Síndrome de Mallory-Weiss
- UFRJ (2010). Homem obeso, com doença do refluxo gastroesofágico, e que faz uso crônico de omeprazol, queixa-se de disfagia. A endoscopia digestiva alta mostra estreitamento significativo do esôfago. Qual das situações abaixo indica a patologia mais provável?
- Acalasia esofágica
- Estenose esofágica
- Síndrome de Mallory-Weiss
- Hérnia de Hiato
- Mulher de 55 anos, portadora de Doença de Chagas, chega ao serviço de saúde relatando disfagia, para alimentos sólidos há 8 meses, associada a regurgitações frequentes de alimentos não digeridos. Após a realização de esofagografia, foi constatada a presença de dilatação importante do esôfago, indicando megaesôfago. Outros exames demonstraram aumento do tônus do esfíncter esofágico inferior.
Qual a provável patologia do sistema digestório esta paciente poderia estar apresentando?
Acalasia._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________Por que esta paciente apresenta alteração no esfíncter esofágico inferior?
Devido à disfunção motora do esôfago, não deixando o esfíncter relaxar. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Paciente, 54 anos de idade, com úlcera gástrica, realizou retirada cirúrgica do esfíncter pilórico (piloroplastia) como parte do tratamento da úlcera. Após esse procedimento, paciente passa a relatar problemas como: náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. O diagnóstico desta situação clínica é de Síndrome Dumping (síndrome decorrente do rápido esvaziamento gástrico).
Qual o papel do esfíncter pilórico no esvaziamento gástrico?
Região antro piloro (hormônio GASTRINA) que é produzido pelas Células G. Este ajuda o estômago a contrair mais, até abrir o esfíncter pilórico, o que chamamos de Bomba Pilórica. Através deste processo acontece o esvaziamento do estômago passando pelo intestino.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Por que este paciente desenvolveu um esvaziamento gástrico acelerado, ou seja, desenvolveu a Síndrome Dumping ?
...