ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA NUTRIÇÃO ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
Por: josikamilli • 7/6/2017 • Monografia • 923 Palavras (4 Páginas) • 427 Visualizações
[pic 1]
ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
NUTRIÇÃO
ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
São José, 06 de 2017
[pic 2]
ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
NUTRIÇÃO
ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho da disciplina Materno Infantil, minis-
trada pela professora Adriana Salum, no qual
o tema Alimentação na Adolescência propõe
aprofundar e desenvolver conhecimentos
sobre o assunto.
São José, 06 de 2017
Introdução
A adolescência é definida como o período de vida compreendido entre 10 e 19 anos de idade como fator de transição da infância para a vida adulta, caracterizada pelas mudanças físicas e psicológicas da puberdade. Entre 10 e 14 anos ocorre o estirão de crescimento e o surgimento das características sexuais secundárias, essa fase é caracterizada por um período de elevada demanda nutricional já que é nesta fase que se iniciam as mudanças puberais e, entre 15 e 19 anos, finalização do crescimento e do desenvolvimento morfológicos.
A alimentação insuficiente ou inadequada pode retardar o crescimento e a maturação sexual, e a adoção de hábitos alimentares inadequados, como omissão de refeições, consumo reduzido de frutas e hortaliças, consumo excessivo de alimentos com alta densidade calórica e de bebidas alcóolicas, e o tabagismo, são alguns fatores de risco associados à doenças crônicas na vida adulta. Neste ínterim, a nutrição tem papel fundamental, pois delimita condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento, onde o consumo alimentar, os saberes e as representações sobre uma alimentação saudável na adolescência vêm recebendo grande atenção.
NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
Para esse estágio de vida, as necessidades energéticas estimadas são definidas para manter a saúde, promover crescimento e a maturação ótimos e para sustentar um nível desejado de atividade física. O gasto energético basal nessa fase é altamente influenciado pela massa livre de gordura, de forma que o adolescente masculino apresentam maior necessidade de energia e de nutrientes do que o grupo feminino.
O crescimento na adolescência é acompanhado por variações na demanda energéticas, nessa fase o pico máximo de necessidade energética acompanha o pico máximo de crescimento, havendo aumento no apetite e na ingestão alimentar. As recomendações diárias de energia, varia de acordo com a faixa etária e gênero, sendo; masculino entre 11 e 14 anos uma média de 2.500, entre 15 e 19 anos em média 3.000 calorias (kcal). Já o gênero feminino consiste em 11 e14 anos 2.200, entre 15 e 19 anos em média 2.200 calorias (kcal).
...