O Portfolio Nutrição
Por: Lucas Rangel • 10/2/2023 • Trabalho acadêmico • 3.916 Palavras (16 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR NUTRIÇÃO
ALINE PEREIRA DOS SANTOS CLAUDIA CRISTINA DA SILVA AMARO DANIEL DA SILVA ELEUTÉRIO ESTÉFANY RAMALHO DE JESUS
LUCIANA REGINA FERNANDES DO ESPIRITO SANTO
LIVIA DAMÁZIO DUARTE
ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL NA ESCOLA[pic 2]
Macaé 2022[pic 3]
ALINE PEREIRA DOS SANTOS CLAUDIA CRISTINA DA SILVA AMARO DANIEL DA SILVA ELEUTÉRIO ESTÉFANY RAMALHO DE JESUS
LUCIANA REGINA FERNANDES DO ESPIRITO SANTO
LIVIA DAMÁZIO DUARTE
ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL NA ESCOLA[pic 4][pic 5]
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial à aprovação no 7º semestre do curso de Nutrição.
Orientadores:
Profª. Ma. Daniele Cristina Fernandes Niehues Profª. Ma. Flavia Maronesi
Profª. Dra. Naiara Lourenço Mari
Tutor EAD: Jennifer Elizabeth Prudencio de Azevedo
Macaé 2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4
DESAFIO 1 -..................................................................4
A -..................................................................................................4
B -...............................................................................................4
C -......................................................5
D -.........................................................................................5
E -......................................................................................5
F - ...............................................................................6
DESAFIO 2 - ....................................................................6
DESAFIO 3 - ÁREAS E SETORES DE UAN ESCOLAR..................................................7
CONCLUSÃO ................................................................................................................11
REFERÊNCIAS .............................................................................................................13
INTRODUÇÃO
A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo, contribuindo para a manutenção e recuperação da saúde (SAÚDE BRASIL,2017). Esse direito é assegurado com o alcance de direitos que são essencialmente básicos para a sobrevivência de um indivíduo, como moradia, trabalho e saúde, políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição, de fácil acesso a todos, consumo de alimentos seguros e de qualidade, promoção de saúde e da alimentação adequada em qualquer ambiente (MELO,2019).
Nesse trabalho vamos abordar um grupo de estagiários em Nutrição o qual foram encaminhados para estagiar em uma Escola Municipal da cidade, e no primeiro dia foram apresentados a equipe e alunos. Eles identificaram na cozinha apenas 2 pessoas trabalhando. Uma delas era responsável pelo cardápio da escola e tinha liberdade de fazer o que achava melhor em relação ao preparo das refeições e estoque. De acordo com profissionais da área de alimentação o nutricionista do município responsável pelo PNAE raramente visitava a unidade, com isso deixa a equipe da cozinha responsáveis pelas preparações. Diante disso, vamos analisar o programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), elaborar um cardápio de acordo como sistema do (PNAE), elaborar uma ficha de teste de aceitação dos alimentos, e desenvolver um relatório sobre a estrutura da UAN escolar e suas características, visamos contribuir com planejamento de cardápios variados e alimentação segura, respeitando os hábitos, culturas, desenvolvendo praticas saudáveis de educação alimentar , inserir novos alimentos no dia a dia que irão auxiliar no consumo de vitaminas e minerais importantes, respeitando as necessidades individuais, além de colaborar para um melhor funcionamento da Unidade Escolar.
Desafio 1 - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) popularmente conhecido como merenda escolar, tem sua origem no início da década de 40, quando o Instituto de Nutrição defendia a proposta de o Governo Federal oferecer alimentação ao escolar. No entanto, não foi possível concretizá-la, por falta de recursos financeiros. Foi então que na década de 50, elaborou-se um grande Plano Nacional de Alimentação e Nutrição, denominado Conjuntura Alimentar e o Problema da Nutrição no Brasil, com esse plano estruturou-se pela primeira vez, um programa de merenda escolar em âmbito nacional, sob a responsabilidade pública (MINISTERIO DA EDUCAÇÃO,2017).
No decorrer dos anos foram surgindo apoiadores e um importantes acordos Internacionais firmados com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura – FAO e com o Programa Mundial de Alimentos – PMA, por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, com vistas a apoiar o desenvolvimento de Programas de Alimentação Escolar Sustentáveis em países da América Latina, Caribe, África e Ásia, sob os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada (MINISTERIO DA EDUCAÇÃO,2017).
Em 1979 passou a denominar-se Programa Nacional de Alimentação Escolar. E em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, ficou assegurado o direito à alimentação escolar a todos os alunos do ensino fundamental por meio de programa suplementar de alimentação escolar a ser oferecido pelos governos federal, estaduais e municipais (MINISTERIO DA EDUCAÇÃO,2017).
O PNAE é conhecido mundialmente como um caso de sucesso de Programa de Alimentação Escolar Sustentável e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos. É considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado (MINISTERIO DA EDUCAÇÃO,2017).
...