O Transtorno Espectro Autista
Por: milenajuliatto • 21/9/2024 • Projeto de pesquisa • 730 Palavras (3 Páginas) • 53 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO SEMESTRAL PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PROJETO
Aluno: Milena Juliatto Segalla
- TITULO
Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
- PROBLEMA DA PESQUISA
De que forma as sensibilidades sensoriais afetam diretamente a alimentação das crianças no espectro autista?
- OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
- Apontar os aspectos no comportamento alimentar que se caracterizam seletividade alimentar
2.2 Objetivo específico
- Apresentar o Transtorno Espectro Autista
- JUSTIFICATIVA
O transtorno do espectro autista TEA se engloba na classe dos transtornos invasivos de atrasos, desvios de comportamento onde há um prejuízo no desenvolvimento neurológico na comunicação, dificuldade sensorial, interação social em que seus comportamentos são estereotipados e repetitivos podendo ser de grande gravidade ou não como balançar o corpo, rodar sobre si mesmo, bater as mãos e pés de forma repetida. (Lazaro, 2016).
Ao longo das últimas décadas o número de diagnósticos de autismo teve um aumento significativo em escala global, fatores ambientais como poluição, toxinas e hábitos alimentares inadequados favorecem o crescimento de doenças multifatoriais como o TEA. (Mariano, 2019)
Segundo a organização Mundial De Saúde OMS existe mundialmente cerca de 1 individuo com TEA a cada 160 habitantes, os autistas em sua maioria apresentam problemas alimentares tais como seletividade alimentar, recusa por certos tipos de alimentos, compulsão ou indisciplina. Outro desafio importante a se pontuar é o número de autistas que apresentam quadros de alergias e\ou intolerâncias dificultando ainda mais a ingestão de certos tipos de alimentos. (Jesus, 2017)
A seletividade alimentar se dá devido as respostas sensoriais como rejeita no alimento podendo ser pelo termo de textura, sabor e cheiro gerando desinteresse em experimentar alimentos novos preferindo alimentos crocantes e com texturas.
Diante de toda complexidade do transtorno e dos riscos nutricionais aos quais esse grupo é vulnerável, a avaliação do comportamento alimentar se faz extremamente relevante. já que a presença de certos tipos de comportamento afeta o consumo alimentar e consequentemente o estado nutricional e bem estar geral da criança vista que todo o corpo precisa de nutrientes para exercer suas funções corretamente.
É de grande importância estratégias nutricionais individualizadas por parte de um profissional da área para corrigir a falta de equilíbrio energético que a longo prazo afeta o estado nutricional com a carência de micronutrientes ligados a ingestão de energia, vitaminas e minerais (Caetano, 2018)
- METODOLOGIA
o trabalho será desenvolvido em uma revisão através de levantamentos bibliográficos por meio de leituras e pesquisas de autores nacionais e internacionais, livros, artigos, revistas e meios eletrônicos que atendem aos critérios de inclusão para o entendimento deste estudo e pesquisa com termo de busca os descritores “transtorno do espectro autista” “seletividade alimentar” “comportamento alimentar de crianças”.
...