Pasta de Avaliação Nutricional
Por: thábata Fazolo • 19/11/2019 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
Faculdade Inedi – Cesuca
Disciplina Nutrição Materno Infantil
Estudo dirigido referente à aula do dia 07/11: Utilize o Caderno de Atenção Básica número 23, o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos e os slides disponibilizados para responder às questões abaixo. As respostas devem ser postadas no Blackboard até às 23:59h do dia 07/11.
1) No caso de situações em que o aleitamento materno não é recomendado ou situações em que foram esgotadas todas as possibilidades de reverter um desmame precoce, como o profissional nutricionista deve conduzir as recomendações? Quais possibilidades temos de conduta em um caso desses? Qual conduta é a mais indicada?
O nutricionista deve fazer recomendações de acordo com a situação clínica, social e cultural da família. Quando não há possibilidade de oferecer LM se oferece a fórmula infantil, e quando a fórmula não pode ser oferecida damos para o lactente leite de vaca diluído em água. A conduta mais indicada quando não é possível amamentar é oferecer a fórmula infantil.
2) Cite e explique a classificação das fórmulas infantis segundo a complexidade dos nutrientes.
Polimérica: Entre as fórmulas, deve ser a 1ª opção quando a criança tiver o trato gastrointestinal funcionante e necessitam de funções digestivas e absortivas normais, proteína, lipídios e carboidratos intactos.
Semi-elementares: proteínas submetidas a processo de hidrólise, que resulta em moléculas pequenas incapazes de desencadear resposta imunológica, necessitam menor função intestinal para absorção e são indicadas para pacientes que não toleram as fórmulas intactas (alergias ou intolerâncias).
Elementares: As proteínas estão totalmente hidrolisadas, nutrientes em sua forma mais simples e de fácil absorção, é indicado para crianças que não toleram as fórmulas semi-elementares (má-absorção, alergias graves).
3) Explique como deve ser a alimentação da criança menor de 6 meses e maior de 6 meses que esteja recebendo fórmula infantil. A partir dos 6 meses como deve ser o esquema alimentar?
Crianças menores de 6 meses além de ser oferecida a fórmula deve-se incluir também água entre as refeições, a fórmula deve ser em quantidade e diluição adequada, não é necessário oferecer suplementação de vitaminas , pois estão presentes da fórmula infantil.
Crianças maiores de 6 meses além da fórmula de segmento se inicia a introdução de outros alimentos conforme o esquema para crianças amamentadas, também se perece água entre as refeições e em crianças que consomem 500 ml de fórmula com diluição adequada devem ser avaliadas pelo pediatra quanto a necessidade de suplementação de ferro ou microtutrientes.
Esquema: Fórmula infantil, papa de fruta, papa salgada, papa de fruta mais a fórmula, fórmula.
4) Quais normalmente são as fórmulas prescritas para crianças que não apresentam nenhuma alergia, intolerância ou patologia no: (1) primeiro semestre de vida e (2) segundo semestre de vida? Pesquise e cite alguns exemplos de fórmula infantil para cada semestre.
Primeiro semestre: A fórmula tem tudo o que a criança precisa. EX: NAN 1, Nestogeno 1 e Aptamil1.
Segundo semestre: A criança precisa de maior quantidade de ferro. EX: NAN 2, Nestogeno 2 e Aptamil 2.
...