Psicologia Aplicada À Saúde / Psicologia Aplicada À Nutrição
Por: Danielle Lopes • 10/6/2023 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
UNIGRANRIO
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA - GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: Psicologia aplicada à saúde / Psicologia aplicada à nutrição
PROFESSORA: Mônica Oliveira
AP3
Nas videoaulas e nos arquivos de handout da disciplina, nós vimos sobre como a saúde mental afeta a saúde do corpo. Muitas vezes, os pacientes procuram atendimento médico, ou com outros profissionais de saúde apenas para que sejam vistos e escutados. Entretanto, a correria do dia, a fila de pacientes aguardando e toda a pressão sofrida pelos profissionais de saúde acaba limitando o tempo das consultas e muitos profissionais querem atender rapidamente sem escutar adequadamente o paciente. O psicólogo é o profissional mais indicado para realizar essa escuta atenta, mas muitos pacientes têm vergonha ou preconceito de procurar esse profissional.
Mesmo não sendo profissionais de psicologia, os profissionais da nutrição e da odontologia precisam ter ouvidos atentos, pois podem receber demandas que necessitem de um encaminhamento para avaliação psicológica e terapia. As pressões estéticas, por exemplo, podem fazer com que pacientes apresentem distúrbios alimentares ou queiram tratamentos odontológicos e estéticos apenas para responder a uma sociedade que valoriza um corpo perfeito, um rosto perfeito e nem sempre valoriza o que é saudável.
Partindo desse pensamento, reflita sobre como poderia proceder nos seguintes casos:
- Alunos de Nutrição: paciente com transtorno alimentar, que quer perder peso pois considera que está muito gorda, quando o IMC dela já está abaixo do ideal.
- Alunos de odontologia: paciente com dentes saudáveis, não necessitando de qualquer tratamento, mas ainda exige a retirada de todos e substituição por próteses, por considerar que seus dentes são feios.
Prestem atenção: não esqueçam de que além de atender ao cliente, vocês precisam respeitar a ética profissional. Como vocês reagiriam? Vocês consideram que esses pacientes estão com a saúde mental em dia? Acreditam que apenas um profissional dará conta desse trabalho ou necessita de uma equipe multiprofissional? Em caso positivo, quais profissionais poderiam estar envolvidos? A partir dessas reflexões, disserte sobre como trabalharia com um caso desses (de acordo com o seu curso).
Trabalho em grupo de até 7 pessoas. Até 2 laudas. Não necessita capa. Apenas um colega irá postar o trabalho no blackboard, mas colocando no cabeçalho os nomes de todos os integrantes do grupo e o nome do curso em que estão matriculados. Cuidado para não cometer plágio. O trabalho poderá ser zerado em caso de plágio.
...