Relatorio
Por: jademoscozo • 25/8/2015 • Relatório de pesquisa • 636 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 1]
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
JADE MOSCOZO
Dosagem de Glicose no Soro
Salvador – BA
2014
- Fundamentos teóricos
Os carboidratos simples são classificados em: monossacarídeos (glicose e frutose) e dissacarídeos ( formados por duas unidades de açúcar, por exemplo, a sacarose é resultado da união da glicose com a frutose). Os polissacarídeos são os carboidratos complexos digeríveis ou amidos (encontrados nos grãos, nos legumes e batatas), eles são formados por longas cadeias de glicose.
Os produtos finais da digestão dos carboidratos consistem em frutose, glicose e galactose, sendo que após a absorção no trato digestório, grande parte de frutose e galactose são convertidas em glicose no fígado, sendo assim, constitui a via final comum para o transporte dos carboidratos para as células teciduais.
Quando os amidos são digeridos pelo corpo, são degradados à glicose, a forma mais simples de energia usada pelo cérebro e pelo corpo. Após uma refeição, os níveis de glicose se elevam, o que estimula a liberação de insulina, sintetizada nas células beta do pâncreas. O mecanismo de transporte de glicose pelas células é mediada por uma família de transportadores denominados GLUT 1 a GLUT 5. Muitos hormônios participam da manutenção dos níveis de glicose sanguínea e sua concentração sérica esta ligada à ação da insulina e do glucagon. A medida da glicose sanguínea indica se a regulação é bem sucedida.
2. Fundamento da Reação
A oxidação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogênio é realizada pela glicose oxidase (GOD). Em presença da peroxidase (POD), o peróxido de hidrogênio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, formando um complexo de cor vermelha (quinoneimina). A intensidade da cor é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra.
3.Materiais utilizados
3.1 Vidrarias
- Tubo de ensaio
- Pipeta Graduada
- Becker
3.2 Substâncias
- Reagente de Cor
- Soro (amostra)
- Solução padrão
- Água destilada
3.3 Acessórios
- Auxiliador de pipetagem
- Micropipetador
- Cubeta
- Galeria para tubo de ensaio
- Ponteiras
3.4 Equipamento
- Espectrofotômetro
4. Resultados Obtidos
4.1 Cálculo da Dosagem de Glicose no Soro
As leituras das absorbâncias dos tubos teste e padrão em 500nm referentes a Glicose, possibilitou a realização do cálculo:
Glicose (mg/dL) = Absorbância do Teste x CP
Absorbância do Padrão
Concentração Padrão (CP) = 100 mg/dL
Glicose (mg/dl) = 0,803 x 100 = 301,8 mg/dL
0,266
5. Valores de Referencia
Glicose: 70 a 99 mg/dL
6. Conclusão
Diante do resultado obtido e comparando-o com os valores de referencia apresentados, é possível concluir que o paciente se encontra com as concentrações de glicose acima dos padrões tidos normais para os indivíduos saudáveis.
Entre os problemas que a alta taxa de glicose pode causar está a diabetes que é a mais comum e não tem cura, além da catarata, pressão alta entre outras. A ADA (American Diabetes Association) começou a usar o termo “pré diabetes” ou intolerância à glicose para valores de glicemia em jejum de 100 a 125 mg/dL. Neste caso, os indivíduos devem fazer um teste de tolerância à glicose. A hiperglicemia ocorre nos vários tipos de diabetes primarias, nas diabetes secundarias e nos estados de intolerância à glicose a várias doenças como hiperpituitarismo, hipertireoidismo, entre outras.
...