Revisão da Literatura Histórico Familiar de Obesidade
Por: Éder Daniel • 20/5/2019 • Dissertação • 303 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
PRISCILA REUTER,Cézane; SUZANA BURGOS, Miria; CAROLINA BERNHARD, Joana; TORNQUIST, Debora; INÊS KLINGER, Elisa; SILVANA BORGES, Tássia; DAGMAR POLLO RENNER, Jane; ROSANE DE MOURA VALIM, Andréia; DANIEL DE MELLO, Elza. Associação entre sobrepeso e obesidade em escolares com o polimorfismo rs9939609(FTO) e histórico familiar de obesidade. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 5, p. 493-498, 2016.
Artigo Original
Palavras-chave: obesidade; genética; criança; adolescente.
Objetivos
Observar as possiveis relações entre a obesidade de estudantes escolares como o polimorfismo rs9939609, do gene FTO que é expresso intensamente na região do hipotálamo, que se relaciona diretamente com estímulos de apetite e com a homeostase, sendo assim um gene identificado como suscetível à obesidade.
Metodologia
Foi realizado um estudo que contava inicialmente com 420 crianças e adolescentes estudantes de algumas escolas de uma cidade do Rio Grande do Sul, que deveriam ser estudados com o conscentimento de seus responsáveis através de assinaturas, no entanto 14 pais não realizaram o preenchimento dos dados corretamente e os estudos iniciaram assim com 406 alunos, foi feita por profissionais em educação física a avaliação que identifica o IMC (índice de massa corporal), análise do historico familiar de sobrepeso, e exames de sangue para descoberta aprofundada da relação genotípica com o polimorfismo.
Resultados
Foi constatado que 57,4% dos estudantes que possuiam o genótipo AA tinham sobrepeso, o quais tinham os genótipos AT e TT eram obesos em 28,9% e 33,1% respectivamente.
Conclusão
Pode-se concluir que o polimorfismo rs9939609 tem forte relação com o sistema genópitico, com ênfase no genótipo AA, onde os indivíduos pesquisados estavam com mais de 50% acima do peso, assim como fatores de historico familiar e não menos importante a falta de atividade física e a comodidade excessiva.
Comentário do leitor:
Podemos perceber que não só fatores genéticos são responsaveis pelas mudanças corporais mas tambem o meio em que o indivíduo vive, tal como a saída da zona de conforto.
...