VITAMINAS
Por: Graziele Romeiro • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.451 Palavras (10 Páginas) • 2.790 Visualizações
[pic 1]
Campus de Assis
CURSO: Nutrição e Enfermagem
Disciplina: Epidemiologia
Docente: Maria Fernanda
Aluna: Graziele Rodrigues Romeiro. R.A: C55JBH-7
VITAMINAS.
Assis
2015
Resumo
As vitaminas são substancia que o organismo não é capaz de produzir, e por isso devem fazer parte da alimentação. É indispensáveis, porem são necessárias em pequenas quantidades, a ausências delas no organismo podem causar doenças. Sendo classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis. O Brasil vem trabalhando em vitaminas, com o melhoramento ainda nas sementes, para que não ocorro modificação genética no alimento. A alimentação tende ser moderada, pois o excesso de vitamina também pode prejudicar o organismo. A intenção do país é trazer uma alimentação, mas saudável para a população sem agredir o alimento e o organismo.
Palavra-chave: Vitaminas; Brasil; alimentação; organismo.
Abstract
Vitamins are chemical which the body is unable to produce, and therefore should be part of the diet. It is essential, however are needed in small quantities, the absence of them in the body can cause diseases. Being classified into fat soluble and water soluble. Brazil has been working in vitamins, with further improvement in the seeds, lest ocorro genetic modification in food. The food tends to be moderate, since excess vitamin may also harm the body. The intention is to bring the country a diet, but healthy for the population without harming the food and the body.
Keyword: Vitamins; Brazil; power; organism.
Introdução.
O organismo humano necessita das vitaminas em pequenas quantidades, para que possa desempenhar varias funções no organismo. Vitaminas são nutrientes essenciais constituídas por enzimas e proteínas, mas quando ocorre excesso ou deficiência podem causar danos ao organismo.
As vitaminas podem ser classificadas em quatro grupos gerais:
Estabilizadores de membrana, doadores e receptores de hidrogênio (H+) e elétrons (e-), hormônios, coenzimas.
E são classificadas em dois grupos importantes de lipossolúveis e hidrossolúveis.
“O Brasil está produzindo feijão com o dobro de ferro, batata-doce alaranjada com muita vitamina A e arroz polido com altos teores de zinco - alimentos que podem ser aliados no combate à desnutrição. De acordo com a Agência Brasil, os produtos foram desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e são conhecidos como alimentos biofortificados.”
A intenção é permitir o melhoramento dos alimentos ainda no modo de sementes, contendo os nutrientes necessários para a manutenção do organismo, e um modo para que os alimentos deixem de ser transgênicos (geneticamente alterados).
A quantidade de vitamina a ser ingerida varia de pessoa para pessoa, dependendo de sua idade, sexo, atividade física e saúde. Pessoas com saúde delimitada devem ter uma dose aumentada de vitaminas, as vitaminas devem entrar no organismo através da comida, querer absorver somente a vitamina o organismo não aceita.
Métodos
Os dados desse estudo são todos ligados a vitaminas, localizados em sites com o proposito de achar o porquê nosso organismo necessita tanto das vitaminas e quais são as mais importantes.
Em livros, a pesquisa ocorreu com os estudos de “vitaminas de Margie Lee Gallagher, PhD, RD, Ms” do livro Krause, 11º ed. Como principal editora Kathleen Mahan e Sylvia Escott-Stump.
O estudo baseia-se no teor de vitaminas nos alimentos, e chegamos à conclusão que não é necessário uma quantidade grande de vitaminas para que o organismo funcione corretamente, e sim uma pequena quantidade e com uma boa moderação.
[pic 2]“A descoberta das vitaminas deu origem ao campo da nutrição”. Pág. 73.
Formula estrutural da Vitamina A
Resultados e discussão
Vitamina A, também denominada como retinol. É uma vitamina lipossolúvel encontrada em alimentos de origem animal e é uma das mais importantes. As fontes com a vitamina A, são de origem animal, exemplos; Leite, ovos, fígado. E em vegetais encontra-se nos brócolis, couve e espinafre, etc. vegetais com coloração verde escura. Em caso de deficiência pode ocorrer alterações no organismo, causando cegueira noturna redução do olfato e paladar entre outras coisas.
Isso pode ocorrer por falta de amamentação, falta de alimentos com o retinol.
Tem como função combater os radicais livres, e atua na formação dos óleos e da pele e nas funções da retina. São depositados no fígado, também no tecido adiposo, pulmões e rins como ésteres de retinol, principalmente o palmitato de retinol. O processo envolve a hidrolise de retinol, seguida de esterificação. Cerca de 50% as 80% vitamina A, são armazenadas no fígado.·.
A toxicidade da vitamina é provocada pela persistência de uso de grandes doses de vitamina A (mais de 1.000 vezes a quantidade necessária), o que supera a capacidade do fígado de armazenar a vitamina, pode produzir intoxicação. É caracterizada por alterações na pele e membrana mucosas. Os lábios secos (queilite) é primeiro sinal comum, seguido de secura da mucosa nasal e olhos; os últimos sinais incluem secura, eritemia, descamação e esfoliação da pele, perda de cabelo e fragilidade nas unhas. Dor de cabeça, náusea e vomito também foram relatados, pode causar também doença hepática.
Vitamina C, também denominada como acido ascórbico. [pic 3]
Formula estrutural da Vitamina C
Tem como uma boa fonte a laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga.
Em caso de deficiência ocorre nos adultos pode ocorrer escorbuto quando a alimentação é restringida, contendo apenas carne desidratada e farinha ou chá, torradas e vegetais enlatados, os alimentos típicos das pessoas de idade avançada que perderam o interesse pela comida. Poucos meses depois de se seguir uma dieta semelhante, verificam-se hemorragias sob a pele, especialmente em volta dos folículos pilosos, debaixo das unhas dos dedos das mãos, em volta das gengivas e no interior das articulações.
...