O PROJETO ENDODONTIA
Por: micheledantass • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.745 Palavras (11 Páginas) • 459 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO....................................................................................................5
3 DESENVOLVIMENTO ................................................................................6
3.1 ENDODONTIA BÁSICA 6
3.2 O PROCESSO 7
3.3 DISCIPLINAS APLICADAS NA ENDODONTIA......................................7
3.3.1 ANATOMIA........................................................................................8
3.3.2 CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA..................................8
3.3.3 FISIOLOGIA......................................................................................9
3.3.4 MICROBIOLOGIA E IMUNULOGIA.................................................10
3.3.5 INSTRUMENTAIS ODONTOLÓGICOS..........................................11
3.3.6 DENTISTICA...................................................................................11
3.3.7 PRÓTESE.......................................................................................11
3.3.8 RADIOLOGIA..................................................................................12
3.3.9 ANESTESIA....................................................................................12
3.3.10 FARMACOLOGIA.........................................................................12
3.3.11 BIOSSEGURANÇA.......................................................................13
3.3.12 PATOLOGIA..................................................................................13
4 PRODUTO FINAL 14
5 ORÇAMENTO 15
6 CRONOGRAMA 8
7 REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A Endodontia é uma área da Medicina Dentária que tem como objetivo, o estudo da morfologia da câmara pulpar, da fisiologia e das patologias da polpa dentária, assim como a prevenção, o tratamento e a cicatrização das suas repercussões nos tecidos periapicais Soares, I e Goldberg. F (2001)
Endodontia, que trata da polpa dentária o sucesso é proveniente de uma combinação de planejamento e execuções bem realizadas da prática clínica, iniciando-se pelo diagnóstico, a partir de uma análise detalhada e exames complementares, sendo necessário uma boa saúde bucal antes e após o tratamento endodôntico, podendo haver alterações patológicas da polpa dental que são as pulpopatias, possuindo características clínicas e histológicas variadas.
A importância das disciplinas de base faz questionamento em muitas atitudes ou ações a serem tomadas ao longo do tratamento.
Entender a base estruturais são de extrema importância, para saber as estruturas do organismo como desenvolvimento das estruturas e homeostasia corporal.
O profissional endodontista tem o dever de orientar o paciente quanto aos aspectos de manutenção da higienização oral, de comparecimento assíduo às consultas marcadas e de outros cuidados, buscando evitar a fratura do remanescente dentário, sobretudo durante a mastigação SILVA (2010).
2. OBJETIVO
O presente projeto teve por objetivo descrever o tratamento endodôntico identificando as causas e relatando seus processos de tratamento por meio da literatura.
- Introdução a endodontia.
- Passo a passo da técnica endodôntica.
- Discorrer sobre a importância das disciplinas para o sucesso do tratamento endodôntico.
3. DESENVOLVIMENTO
O estudo foi separado em tópicos conceitos da endodontia, como funciona o tratamento e a importância das disciplinas que envolvem o complexo da endodontia.
3.1 ENDODONTIA BÁSICA
A Endodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, mais conhecidos como tratamento de canal (SIQUEIRA et al, 2012). Ela atua no tratamento clínico-terapêutico dos casos de pulpite, necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros.
Segundo Burns e Cohen (2007) endodontia é responsável por estudar toda a polpa dentária de todo o sistema de canais radiculares e de tecidos periapicais, bem como as doenças que os afligem. Já segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a Endodontia é o ramo da Medicina Dentária dedicado a patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento (OMD, 2017).
A polpa dentária é um órgão composto por células, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo mucoso, etc., que se encontra no interior do dente: canal radicular e câmara pulpar.
Anos atrás, os dentes com problemas na polpa dentária eram comuns serem extraídos, hoje a odontologia visa a preservação do dente ao máximo.
Segundo Siqueira et al (2012) o procedimento deve ser realizado quando a polpa do dente (popularmente chamada de nervo) é contaminada, geralmente isto ocorre quando a bactéria da cárie desmineraliza o dente invadindo a câmara pulpar, por trauma, ou uma inflamação irreversível. Quando isso ocorre o paciente sente dor aguda causando um sério desconforto devido a inflamação na polpa dentária, a dor pode ser espontânea ou provocada por alimentação, estímulos de calor, e/ou frio ou ainda à própria mastigação.
O profissional que atua nessa área é altamente capacitado em abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada, retirar o tecido, é necessário fazer a desinfecção de todo canal radicular e realizar a obturação certificando que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna.
Segundo Luckmann, Dorneles e Grando (2013) o propósito final de um tratamento endodôntico, tem como objetivo a manutenção do elemento dental em função do sistema estomatognático, sem prejuízos a saúde do paciente.
3.2 O PROCESSO
De acordo com Siqueira et al (2012) o tratamento de canal é feito em várias etapas, sendo necessárias várias idas ao dentista.
Após aplicação de anestesia, é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar, onde a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). SIQUEIRA et al, (2012).
Segundo Luckmann, Dorneles e Grando (2013) o próximo passo consiste na desinfecção e conformação dos canais radiculares com o recurso de instrumentos manuais e mecânicos. O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento, e uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas (SIQUEIRA et al, 2012).
...