Psicologia Clínica – Procura da Identidade
Por: MOURAUFPE145 • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 749 Visualizações
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
Dimensões psicológica de processo clínicos em organizações, escolares, sociais, comunitárias, de trabalho e saúde.
Professora: Verônica
PSICOLOGIA CLÍNICA
PROCURA DE UMA IDENTIDADE
ALUNAS: Simone do Nascimento
Sonia
Curso: Psicologia Turma: 7B Manhã
Psicologia clínica – Procura da identidade
O texto relata de forma resumida sobre a psicologia clínica e a busca de uma identidade, faz-se necessário um aporte histórico sobre a origem etimológica, o surgimento e o significado da mesma
A palavra clínica segundo Daron e Parot (1998) citado por Sandra Brito publicado na revista do serviço de psiquiatria do hospital Fernando Fonseca- 63, a psicologia clínica surgiu nos anos 50 nos Estados unidos da America, com objetivo de observar e explicar comportamento observáveis é definida como uma “ sub-disciplina da psicologia, cujo objetivo é estudar, explicar, avaliar, diagnosticar, ajudar quaisquer sofrimento psíquico, por qualquer que seja a causa. Podendo também ser transportada para outros campos da ciência, sem que seja necessário estar atrelado a patologias, sofrimento e conflitos.
Para tanto, o artigo reflete entre outros conceitos, uma pratica mais atualizada de psicologia clínica em equipe multidisciplinar. Onde se necessita delimitar as fronteiras deste saber complementando e intercalando com outros saberes. Para isso faz-se uso do domínio de método e técnicas. A autora cita Angieu (1983) sobre a psicologia clínica como uma psicologia de atualidade posto que poderá ser exercida tanto no campo individual como social, em vários settings diferenciados de acordo com os locais de trabalho, populações e as concepções teóricos dos psicólogos estendendo a atividades para além do tratamento psicopatológico que segundo a nossa interpretação, esse além é trabalho preventivo dos problemas emocionais mentais.
O texto muito bem planejado, estruturado, com grande contribuição, de uma fácil aprendizagem e compreensão textual.
Referencial bibliográfico:
Texto: psicologia clínica- procura de uma identidade autora Sandra Brito.
...