A Diferença Entre Exames
Por: veterinariaThais • 30/4/2023 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
Tarefa 2: Giselda Soares
-Quais as principais diferenças entre os exames?Raio X, Tomografia, Ultrassonografia e Ressonancia Magnetica?
Os exames se diferenciam na açao pelo seu principio fisico .
1a. RX : É um dos metodos mais comuns para diagnostico.Utiliza-se de radiaçao inizante para formar imagens.O funcionamentpo e por colisao de feixes de electrons com metais, formando radiopacidade que sao classificadas como radiopacas e radiotransparentes. As imagens se mostram em nuances de preto, cinza e branco.
As estruturas radiopacas sao aquelas que o rx nao consegue atravessar formando coloraçao branca como exemplos “ossos, estruturas metalicas e dentes”, já as estruturas radiotransparentes sao aquelas que a radiaçao ultrapassa a estrutura e nao há absorçao dos raios, apresentando uma coloraçao preta, como exemplos “musculos, vesicular urinaria e pulmoes.
Existe tambem a posssibilidade de visualizaçao das estruras radiotransparentes com o uso de exams contrastados, onde uma substancia e injetada por via endovenosa de alta densidade no paciente, como iodo e barrio, tornando a estrutura visivel. Na avaliaçao neurologica é utilizado na medulla espinhal(mielografia), mas em alguns pode acontecer efeitos indesejaveis como nauseas ou emese.
O rx simples pode reveler alteraçoes cranianas, ma formaçao congenital ou adquiridas , e uma limitaçao seria a sobreposiçao de imagens, as vezes necessitando de mais de uma incidencia para melhor interpretaçao.
2a.Tomografia Computadorizada: É um metodo que utiliza feixes de raio x por um tubo,que giram em torno do paciente de forma continua e helicoidal e que tem como objetivo avaliar com maior riqueza detalhes de imagens e reconstruçao de diferentes planos. Ele surgiu como alternative para procedimentos de alto grau de invasidade. Se utilize tambem contraste que permite que alteraçoes minimas sejam notadas e diagnosticadas.
Neste exame o paciente e anestesiado e por tanto devem ser acompanhados ate sua recuperaçao.Um exame util para detecçao de doenças, monitoramento de tratamentos,orientaçao cirurgica, visualizaçao de ferimentos internos e ajuda nos diagnosticos de disturbios musculares e osseos.
É um exame de alto indice de precisao, o mapeamento dos orgaos internos e suas anormalidades é de grnde valor dignostico, apesar da radiaçao alta que pode prejudicar tecido vivo.As imagens sao eficazes e alteraçoes minimas sao visualizadas , como os coagulos.
As imagens sao apresentadas em escalas de cinza, preto e branco.Os tecidos osseos brancos os osseos, os gases e gorduras sem coloraçao e em cinza os tecidos moles e sangue.
3a.Ultrassonografia: Conceito de ondas sonoras que quando refletidas formam imagens, e de acordo com a densidade da estrutura mudam de cor. Não são imagens estaticas e variam entre hiperecoicas, hipoecoicas, anecoicas., Existem as ondas e sombras que permite que onde passem , parte dela ou não formem a imagem em em questão .Permite observação em tempo real de anormalidades como inflamações, cistos, obstruções, acompanhamento gestacional alem de ser muito útil na triagem diagnostica.
4a.Ressonância Magnetica: Não utiliza radiação ionizante porem á a captação de núcleos de hidrogénio, formado imagens , permitindo a definição de órgãos e estruturas de alta qualidade, possibilitando diagnósticos do SNC e periférico e sem invasidade.Permite diferenciar a origem das lesões em intra ou extra-axiais, e na medula em intradurais-extradurais e intramedulares.
A ressonancia localiza e sugere malignidade e tambem focos hemorragicos.As estruturas que tem maior valor são a coluna vertebral, medula, ramificações, meninges,e disco intervertebrais permitindo rapidez no procedimento e melhor resolução da afecção.
...