A Fisiopatologia da reprodução
Por: Thafarell Dp • 28/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 778 Palavras (4 Páginas) • 689 Visualizações
FACULDADE TERRA NORDESTE (FATENE)
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: Fisiopatologia da reprodução
Data: 21/11/2017
Professora: Vanessa Porto Machado
Estudo dirigido
- Diferencie os cistos foliculares dos cistos de cisto de CL quanto aos sintomas e tratamento.
Cistos Foliculares: estrutura de parede fina, podendo ser um ou vários, com ausência de corpo lúteo. O tratamento é a base de de GrRH e Hcg
Cistos CL:confundido com o cisto folicular e o cisto luteal, se formam após a ovulação e são caracterizados por cavidades de tamanho variado dentro do CL. Não são patológicos e não afetam a fertilidade
- O que causa e quais as consequências do prolapso uterino.
É a projeção do útero para o interior da vagina, causado pelo enfraquecimento da musculatura e ligamentos uterinos, excesso de contração uterina, hipocalcemia, retenção de placenta e infecção uterina.
- Defina:
- Ooforite: é a inflamação de um ou de ambos os ov
- Salpingite:é a inflamação da tubas uterinas provocada por vírus ou bacterias
- Balanite:é a inflamação da pele e glande do pênis
- Orquite: é a inflamação dos testiculos
- Postite:é a inflamação do prepúcio peniano
- Balanopostite:é a inflamação do prepúcio e da glande peniana
- Acrobusite:inflamação do prepúcio causada por capim, areia e etc
- Endometrite:é a inflamação do endométrio (parede interna do útero)
- Piometrite:é a inflamação do útero, em geral com secreção purulenta
- Cervicite:é a inflamação da cervix
- Vaginite:é a inflamação da vagina
- Epispadia:é um desvio da uretra, fazendo com que a urina não saia pelo local correto
- Hipospadia:é o desvio do canal da uretra, onde este localiza-se na região inferior do pênis, entre a glande e o prepucio
- Sobre a piometra quais são as causas, sintomas e tratamento em cadelas.
É a infecção purulenta do útero. É causada por disfunções hormonais endógenas ou exógenas como o uso de anticoncepcionais, além de predisposição genética. A piometra pode ser definida como aberta ou fechada. Em geral, a cadela apresenta aumento do abdômen (a nível macroscópico), tristeza, apatia, febre e secreção purulenta no canal vaginal. É possível ainda observar o aumento da parede uterina (através do exame de US). O tratamento é feito com antibióticos, porém o recomendado é que se faça a castração (osh). Cadelas diagnosticadas com piometra devem ser excluídas da reprodução, mesmo tendo sido tratadas.
- Sobre pseudociese defina: causas, sintomas e tratamento.
A pseudociese é definida como uma gestação psicológica. Em geral, essa patologia é de ordem fisiológica, por uma desrregulação hormonal no período pós estro (diestro). O animal apresenta comportamento pré, peri e pós-parto, crescimento do aparelho mamário, vulva permanece edemaciada e produção de leite. Em muitos casos ocorre a adoção de um objeto inanimado(pelúcia por exemplo) ou filhotes de mesma ou outra especie. O tratamento é muitas vezes desnecessário, porém o uso de colar elisabetano para evitar lambedura das mamas, dimuindo o estimulo de produção láctea. Alem disso deve-se estimular a atividade física e retirar os possíveis objetos adotados.
- Descreva como e realizado o diagnostico e o tratamento de prolapso de vagina/útero.
O diagnostico é feito a partir da observação. O animal expulsara o útero logo após o parto. O tratamento se da pela retirada dos restos placentários (se houver), limpeza completa do endométrio. Em seguida deve-se fazer uma anestesia epidural e a recolocação do útero de forma manual ( procedimento padrão para as varias espécies). Após a recolocação recomenda-se a lavagem intravaginal com solução fisiológica .
- Diferencie superfecundação x superfetação x sobrecarga.
Superfecundação:é a fecundação de dois ou mais óvulos no mesmo ciclo estral. Pode ser de um mesmo macho ou não, a depender da espécie.
...