Resumo Fisiologia muscular
Por: nathaniele • 29/10/2015 • Resenha • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 2.212 Visualizações
Fisiologia muscular
O musculo se trata de um tecido contrátil que exerce funções variadas, existem 3 variaveis fundamentais desse musculo: estriado esquelético (multinucleados com núcleo periférico), estriado cardíaco (núcleo central com disco intercalares) e musculo liso ( núcleo central sem estriações).
Musculo estiado esquelético
A musculatura esquelética é o tecido responsável por permitir o movimento voluntario do corpo. Tem varias estrias por isso é estriada, por ser grudada ao osso é denominada esquelética.
É composto por: epimisio (tec. Conj. Mais externo que envolve o musculo), perimísio (cobre o feixe muscular) e endomisio ( cobre a fibra muscular).
[pic 1]
A tensão contrátil é a controlada pelas fibras musculares, possui duas fibras musuculares:
Tipo 1(fibras lentas): (músculo vermelho)são as fibras musculares de contração lenta, que produzem pequena quantidade de força, contraem-se lentamente, mas tem alta capacidade de fosforilação.(fornece pouca energia, pouca potencia, mais alto níveis de resistência).
Tipo 2(fibras rápidas):(músculo branco) são fibras musculares de contração rápida, produzem altas quantidades de força, contraem-se muito rapidamente e possuem alta capacidade de glicose anaeróbica.(fornece muita força e muita potencia, mais é menos resistente).
O musculo estriado possui os filamento de actina, miosina e tinina, cada filamenento é uma banda (A,I e H).
Sarcomero: vai de uma linha Z ate outra linha Z.
Banda A: região escura
Banda H: região intermediaria
Banda I: região mais clara
Tubulos T(transverso): são regiões do sarcolema no qual o reticulo sarcoplasmático esta intimamente ligado, nessa região existem receptores que permitem a saída de Ca+ para o sarcoplasma.
[pic 2]
Contração muscular
- Chega o potencial de ação na membrana e começa a despolarizar;
- Abre o canal de cálcio;
- As vesículas se aderem a membrana;
- A acetilcolina é liberada, lançada na fenda sináptica;
- São captadas pelos receptores da membrana;
- O sódio despolariza o sarcolema, despolarizando o túbulo T;
- Cálcio é liberado e se liga a troponina;
- Puxa a tropomiosina e libera o sitio ativo.
- A miosina se liga a actina e o ATP é quebrado em ADP;
- A miosina puxa a actina e o sarcomero;
- Assim ocorre a contração.
[pic 3]
[pic 4] [pic 5]
Durante a contração: vai ter um encurtamento da banda I, desaparecimento da banda H e maior predominância da banda A.
Relaxamento
ATP se liga a miosina e desfaz o complexo actina, deixando o sitio ativo tampado(não ocorrendo a ligação).
Neuromuscular
As fibras musculares esqueléticas só contraem sob comando nervoso (não são como as fibras musculares cardiacas e lisas que possuem propriedades miogênicas)
As fibras musculares esqueléticas são inervadas por neurônios chamados motoneurônios cujos corpos celulares estão localizados dentro do SNC (núcloes motores da medula e do tronco encefálico). Através dos nervos cranianos (músculos da cabeça) e nervos espinhais (músculos do pescoço, tronco, abdômen, pernas e braços). As células musculares são induzidas por potenciais de ação produzidos por neurônios motores. As células nervosas podem inervar uma ou varias células musculares. As junções entre axônio e uma fibra muscular é chamada de junções neuromusculares. O axônio sofre uma alteração no potencial elétrico liberando neurotransmissores (acetilcolina), a acetilcolina se difunde através da fenda sináptica.
Unidade motora: O motoneurônio inerva um conjunto determinado de fibras musculares.
[pic 6]
Musculo liso
Trata-se de um musculo que possui contração lenta, involuntária, não-estriadas e menores do que as fibras estriadas esqueléticas. Elas apresentam um núcleo único e central. Seus filamentos de actina e miosina estão espalhados no citoplasma, sem o arranjo visto para as células musculares esqueléticas. A contração muscular se dá de modo semelhante ao visto anteriormente. A célula muscular é circundada por uma rede de fibras reticulares que ajudam a sincronizar a contração. O padrão de organização do musculo liso é formado por duas camadas, uma circular interna e uma longitudinal externa. A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático). A musculatura lisa está presente, por exemplo, na parede dos órgãos digestivos, dos vasos sanguíneos, da bexiga urinária e do útero. O tecido muscular liso também pode ser estimulado a funcionar pela distensão da parede do órgão.
...