A AMAZÔNIA E AS MUDANÇAS GLOBAIS
Por: Anna Clara Gondim • 2/5/2019 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
A AMAZÔNIA E AS MUDANÇAS GLOBAIS
Alunas:
Anna Clara Medeiros Gondim
Julia Maria Rezende Zão
Vivian dos Santos Souza Alves
Paracambi, setembro de 2018
A Amazônia e as Mudanças Globais
Resumo
O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a manutenção da vida no planeta terra, pois mantem a temperatura adequada para a nossa sobrevivência. Mas nas últimas décadas a emissão de gases poluentes, principalmente gás carbônico (CO2) decorrentes de atividades humanas, está causando um superaquecimento do planeta. Esse fenômeno é denominado aquecimento global.
O aquecimento global causado pelo homem é um dos maiores paradigmas científicos da atualidade, e tem profundas implicações ambientais, econômicas, políticas e sociais.
A Floresta Amazônica, que é de grande importância para a manutenção do clima, principalmente na América do Sul, vem sendo submetida a pressões ambientais de origem antrópica crescentes nas últimas décadas. O desmatamento, as queimadas, a agricultura e a pecuária são atividades que ameaçam a estabilidade climática, não só da floresta, mas de todo o planeta.
A ciência ainda não consegue precisar quão próximos estamos de um possível ponto de ruptura, mas nos garante que um colapso de parte da floresta amazônica resultará em consequências adversas e permanentes para o planeta terra. Uma consequência desastrosa seria a sua savanização, que causaria intensas mudanças no ciclo hidrológico e um acentuado aumento do efeito estufa.
Referência
ARTAXO, Paulo; A Amazônia e as mudanças globais. CIÊNCIA HOJE vol. 38, n 224. 2006.
...