A Microbiologia
Por: Mayrlla Karla • 12/7/2018 • Exam • 646 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
ATIVIDADE 1
1. O que estuda a microbiologia?
Microbiologia tem como alvo estudo dos microrganismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos (cadeias ou massas). A microbiologia envolve o estudo de organismos procariotos (bactérias, archaeas), eucariotos inferiores (algas, protozoários, fungos) e também os vírus Organismmos vivos que só podem ser visualizados através de equipamento como o microscópio.
2. Por que o estudo da microbiologia é importante?
O estudo da microbiologia é de suma importância na evolução a prevenção de doenças. O desenvolvimento destes estudos tem grande importantes para os animais, plantas e saúde do homem, como também é fonte de alimento e importantes na produção de alimentos; São importantes na reciclagem de resíduos; São úteis na produção de antibióticos, vitaminas. Na aplicação da engenharia genética; tecnologia de DNA recombinante, terapia gênica.
3. Cite três razões para se estudar microbiologia?
Há inúmeras razões para se estudar a microbiologia, devido os microrganismos está disponíveis no ar, água solo, em todo lugar. A utilização de microrganismos na degradação de poluentes gerados pelas atividades do homem; Utilizado na Biorremediação; Produtos podem ser convertidos em biocombustível.
4. Cite alguns dos mais importantes acontecimentos na história recente da A IDADE DE OURO DA MICROBIOLOGIA (1875-1915)
Estabelecimento da microbiologia como ciência
Novos ramos: Ecologia Microbiana
Descoberta da importância das bactérias na ciclagem dos nutrientes (C, N,S,P) (Winogradski e Beijerinck)
Imunologia: Vacinas; imunoglobulina; anticorpos
Indústria: Drogas, antibióticos, alimentos (Fleming, Waksmam)
Virologia: Iwanovski/Stanley
Biologia Molecular – 1970: mapeamento, recombinação e engenharia genética.
Óscar Fernández-Capetillo e Andrés López Contreras, do CNIO, 2015
Descoberta proteína que dobra a longevidade de ratos envelhecidos: Uma proteína que ativa a produção de nucleotídeos (as letras químicas A, C, G, T, que são os elos do DNA) mostrou-se capaz de reverter os sintomas de envelhecimento prematuro em ratos. A descoberta, feita por uma equipe da instituição espanhola Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas (CNIO, na sigla em castelhano) e publicada na revista Gens & Development.
5. Que semelhanças e diferenças você vê quando compara antigas epidemias de peste com a AIDS epidêmica de hoje?
No surgimento das primeiras epidemias, os médicos ou cientistas não tinham conhecimento sobre a causa da epidemia (doenças) e muito menos forma de tratamento. Ao longo do tempo e ao adquirir conhecimento sobre a existência de microrganismos essas dificuldades de identificar doenças houve uma grande melhora e as formas de tratamento de novas doenças começaram
...