A Microbiologia Nas Doenças Imunológicas
Por: stephanie999 • 26/4/2023 • Relatório de pesquisa • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 94 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA [pic 1]
PROFESSOR: LUIZA MARLY
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
CURSO: NUTRIÇÃO – 17T2A
ALEXSSANDRA FERNANDES
VITÓRIA SOUZA
STEPHANIE SOUSA
DOENÇAS IMUNOLÓGICAS
TERESINA – PI
DEZ/2022
ALEXSSANDRA FERNANDES
VITÓRIA SOUZA
STEPHANIE SOUSA
DOENÇAS IMUNOLÓGICAS
TRABALHO EFETUADO NO CURSO DE GBRADUAÇÃO
DA UNIVERSIDADE SANTO AGOSTINHO – UNIFSA.
ORIENTADOR(A) : LUIZA MARLY
TERESINA – PI
DEZ/2022
RESUMO
As doenças imunológicas ocorrem quando o sistema imunológico ataca e destrói, por engano, tecidos saudáveis do corpo. Ou seja, o sistema imune, que deve defender o corpo, confunde células normais e saudáveis com uma possível ameaça à saúde. Assim, causam, danos ao próprio organismo, sem motivo real. A noNesse sentido, frente a uma “possibilidade de perigo”, o corpo libera anticorpos que atacam esses componentes de forma equivocada. Além disso, em alguns casos, a capacidade do organismo de combater substâncias verdadeiramente nocivas é prejudicada. Logo, o corpo fica mais vulnerável à infecções e doenças. O sistema imunológico nos mantém saudáveis combatendo infecções. No entanto, se algo der errado, as células do nosso sistema imunológico podem causar inflamação por engano, levando a doenças imunológicas como asma, esclerose múltipla e doença inflamatória intestinal (DII). Essas doenças afetam milhões de pessoas em todo o mundo, mas não se sabe o que desencadeia o sistema imunológico a responder dessa maneira, ou mesmo os tipos exatos de células envolvidas.Os tipos de doenças são Como vimos, o sistema imunológico deve combater o organismo contra vírus, fungos, bactérias ou substâncias nocivas à saúde como alérgenos e toxinas. Porém, quando há alguma falha, ao invés de proteger o corpo, o sistema apresenta reações autoimunes. O que desencadear reações autoimunes são substância normal do organismo sofre alteração provocada por um vírus, um remédio, pela luz solar ou pela radiação, entre outros, fazendo com que o organismo não a reconheça mais; Entrada de uma substância estranha, como um alérgeno inofensivo, pode causar uma reação do organismo;Funcionamento inadequado das células que controlam a produção de anticorpos, fazendo com que eles atacam as células saudáveis;Lesão que causa a liberação de uma substância na corrente sanguínea, normalmente encontrada em uma parte específica do corpo.De acordo com estudos do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS), centro de pesquisa americano, já existiam cerca de 100 tipos de doenças do sistema imunológico detectáveis.
1
Nesse sentido, a gravidade vai depender dos órgãos atingidos e da sua intensidade.As mais comuns são Artrite reumatoide é uma doença crônica em que o sistema imunológico ataca as articulações causando inflamação, vermelhidão, rigidez e dor nas articulações.Lúpus chamado também de Lúpus Eritematoso Sistêmico,é uma doença autoimune que causa erupções cutâneas. No entanto, não se trata apenas de uma doença de pele, pois afeta diversos órgãos incluindo os rins, o cérebro, o coração e as articulações.Doença Celíaca ocorre quando o sistema imunológico ataca o glúten proveniente dos alimentos ingeridos. Assim, pessoas com essa doença não podem consumir qualquer produto que contenha glúten. A Tireoidite é a inflamação da glândula tireoide que pode acontecer devido a diversas situações, como alterações da imunidade, infecções ou uso de remédios, por exemplo, podendo acontecer de forma aguda, em que a evolução é mais rápida, ou de forma crônica, em que a inflamação acontece de forma gradual. Reumatismo é um conjunto de mais de 100 doenças que atinge os músculos, ligamentos, tendões, ossos ou articulações, mas também podem afetar o coração, os rins ou o sangue. Geralmente, ocorrem por uma condição inflamatória e, em alguns casos autoimune, em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo. A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta em dores no corpo todo, principalmente nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, por longos períodos. Junto com a dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais. A Alergia alimentar é uma reação inflamatória a alguma substância presente num alimento, bebida ou aditivo alimentar consumido. Pode levar ao aparecimento de sintomas em diferentes partes do corpo como mãos, rosto, boca e olhos, além de também poder afetar o sistema gastrointestinal e respiratório.A sinusite também chamada de rinossinusite, é uma inflamação das mucosas dos seios paranasais, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
2
A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. Rinite o nariz é composto por mucosas que têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pelos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.Ela pode ser classificada como rinite alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância classificada como alérgica, como a poeira encontrada nas casas e em determinados lugares, por exemplo, além de cheiros fortes, como o cheiro de tinta encontrado em locais que foram recém-pintados, dos ácaros e de pelos de animais domésticos.
...