AS CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ENDÓCRINO E RENAL
Por: Giulia Lucio • 14/9/2020 • Artigo • 440 Palavras (2 Páginas) • 1.492 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO ENDÓCRINO E RENAL
GRUPO:
AMANDA VAZ DE SOUZA RA:360639412844
FLÁVIA MILGAREJO BANDEIRA RA:359945312844
GIULIA NOGUEZ LÚCIO RA:363216612844
PELOTAS, 07 DE SETEMBRO DE 2020
RESUMO:
Pacientes com doenças crônicas renais crônicas, hipertensos, diabéticos, transplantados, idosos e anênimos e portadores de doenças autoimunes, podem sofrer mais respostas negativas da resposta inflamatória ocasionada pela infecção SARS-COV 2.
Uma das entradas do vírus é através da Enzema Conversora de Angiotensena (ECA 2), que está muito presente no coração e rins. A taxa de mortalidade do covid-19 tem sido em paciente com comovidades cardiovasculares e renais que apresentam maior severidade, estes pacientes precisam de uma atuação especial e cuidados mais severos. Embora os cuidados sejam controversos, a conduta médica atual para pacientes com insuficiência cardíaca, hipertensão arrterial sistêmica ou doença coronariana consiste na manutenção da medicação anti-hipertensiva pelos inibidores da ECA (IECA) e bloqueadores de Receptores da Angiotensina (BRA) que tem sido associada a menor gravidade e mortalidade da doença.
COMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS RENAIS DA INFECÇÃO PELO CONVID-19:
Pacientes renais crônicos são imunossuprimidos e a grande maioria da população atingida é idosa e/ou portadora sendo algumas delas diabetes, hipertensão arterial sistêmica. O comportamento renal pelo vírus SARS-COV-2 a alteração na taxa de filtração, provocando a perda de capacidade dos rins de remover e equilibrar fluídos do organismo. Aproximadamente 20% dos casos graves evoluíram ao óbito. As consequências do acometimento renal pelo covid-19 variam desde à disfunção renal águda até agravamento da insuficiência renal crônica com comprometimento da doença base.
Principais complicações incluem:
-Proteína
-Hematúria
-Aumento da creatinina sérica
-Superexpressão do receptor de ECA2
-Redução da taxa glomerular (<60ml/min /1.73m²)
-Acumulo de mortalidade até 50 vezes.
TRATAMENTO CLÍNICO EM PACIENTES HIPERTENSOS:
A hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) foi a comobilidade mais prevalente em pacientes afetados na China pelo Covid-19 por uma taxa de 15% à 30% dos pacientes acometidos. Observa-se que continuou fazendo uso de medicações para tratamento hipertensivo esteve associada a menor gravidade e mortalidade da doença. Os IECA atuam por meio da inibição da ECA, enquanto os BRA promovem o bloqueio dos respectores da angiotensina.
SISTEMA CARDÍACO:
A maior taxa de mortalidade para os portadores de doenças crônicas com Covid-19 (25% a 50%) foram observados nos pacientes em tratamento devido ás doenças cardiovasculares (10,5).
Principais manifestações cardíacas em pacientes com Covid-19 são:
-Arritmias
-Tromboembolismo Venos e Arterial
-Isquemia Miocárdica
-Miocardite
-Parada Cardiorespiratória
-Choque Cardiogênico
CONCLUSÃO:
Paciente com doenças cardiovasculares e comobilidades renais estão mais vuneráveis a uma severidade da infecção por Covid-19, pois apresentam um pior diagnóstico e uma maior taxa de mortalidade. Por isso, é necessário uma atuação especial para a proteção cardiovascular durante todo o tratamento, também é aconselhável a manutenção da medicação para o controle pressórico de pacientes acometidos pelo Covid-19.
...