AS ONDAS E A LUZ
Por: Tamireesfs • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 797 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
AS ONDAS E A LUZ
Na física, luz recebe um conceito especifico, ele é considerado um dos agentes físicos que apos refletidas, seja de qualquer maneira produz a sensação de visão. Em geral só percebemos a importância da iluminação no nosso cotidiano quando falta energia elétrica e temos de recorrer a métodos pouco usados para gerar luz. Durante o dia temos uma fonte luminosa o sol, durante a noite a iluminação publica da cidade e as luzes geradas pelas lâmpadas matem a escuridão afastada.
*Luz: uma onda eletromagnética
A luz é uma onda ou radiação eletromagnética. Desse modo, a luz não precisa de meio material para se reproduzir. A junção de todas as ondas eletromagnéticas existentes (ondas de radio, ondas luminosas, raios infravermelhos, raios ultravioletas, raios X, raios gama, micro-ondas) sucede o nome de espectro eletromagnético.
Todas as ondas eletromagnéticas se reproduzem com velocidade de 300 000 km/s, aproximadamente. O que as diferencia é o comprimento de onda. Cada tipo de onda tem um intervalo de comprimento de onda possível.
Todas as radiações, visíveis e invisíveis, existem na natureza, tanto na terra quanto no espaço sideral. Elas podem ser detectadas e estudadas com o auxílio de instrumentos especiais, como telescópios, radiotelescópios e espectroscópios.
*Fenômenos ondulatórios
Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios. No convívio da luz com um meio material pode acontecer um dos seguintes efeitos ou todos ao mesmo tempo.
- Absorção da luz: quando toda a radiação eletromagnética ou parte dela é absolvida pelo meio material; um exemplo de absorção ocorre quando a luz incide numa blusa preta;
- Reflexão da luz: quando uma parte ou toda a radiação que incide sobre um material é refletida ao ambiente; um espelho é um bom exemplo de material que causa a reflexão;
- Refração da luz: quando a luz atravessa de um meio material para outro. Na refração, a luz passa por um pequeno desvio em sua trajetória; um exemplo disso é o que ocorre quando a luz atravessa um copo de agua.
*Matéria que a luz consegue ou não atravessar
Podemos classificar os materiais do nosso dia a dia com a base na quantidade de luz visível que consegue atravessa-los. Isso porque a luz não atravessa todos os materiais do mesmo jeito e pode até mesmo não atravessar determinado material.
Podem assim classificar-se da seguinte forma:
- Materiais transparentes - São materiais que se deixam atravessar pela luz, permitindo uma visão nítida através deles. São exemplos de materiais transparentes, o vidro, o acrílico ou o papel celofane.
- Materiais translúcidos - São aqueles que só permitem a passagem parcial da luz, sendo impossível ver com nitidez através deles. O vidro fosco, o papel vegetal ou a gelatina são exemplos de materiais translúcidos.
- Materiais opacos - São aqueles que não se deixam atravessar pela luz, ou seja, através deles não é possível ver os objetos. Os metais, a madeira ou o granito são exemplos deste tipo de materiais.
*Luz e a visão
Enxergamos por que os olhos são atingidos por ondas eletromagnéticas. Nossos olhos conseguem ver apenas as ondas eletromagnéticas que possuem frequência que vão do vermelho ao violeta, esse é o conjunto de luz visível ao ser humano.
As abelhas apresentam limites visuais diferentes dos nossos, as áreas mais escuras de uma determinada flor é o local onde possuem néctar o que é invisível ao olho humano, isso ajuda na coleta de néctar para as abelhas.
...