Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio
Por: Paula Périgo • 10/5/2016 • Projeto de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
Ciclo Biogeoquímico do Nitrogênio
O Nitrogênio é importante pois ele está presente nos aminoácidos: estruturas que fazem parte dos peptídeos e proteínas, que são essenciais para o corpo humano. Além disso, o nitrogênio está presente nas bases nitrogenadas: timina, adenina, citosina, guanina e uracila; moléculas essas, que estão presentes no DNA e no RNA. Ou seja, sem o nitrogênio, não existe formação genética.
Mesmo com o nitrogênio fazendo parte de aproximadamente 79% da atmosfera, nós, animais, não conseguimos absorvê-lo diretamente. Precisamos do ecossistema para podemos adquiri-lo. Para que isso aconteça é necessário que ocorra um processo chamado fixação, que pode ocorrer por meio de radiação, ou de biofixação, que é o processo em que vamos nos focar.
A biofixação acontece graças às bactérias de vida livre (que vivem no solo), ou às bacteriorrizas (que são bactérias que vivem nas raízes de plantas formando nódulos).
As bacteriorrizas transformam o nitrogênio que está na atmosfera em amônio (pode ser absorvido por plantas)
As bactérias de vida livre fazem o mesmo processo, só que o amônio fica livre no solo.
Esse amônio que fica livre no solo pode continuar onde está ou ser utilizado pelas nitrobactérias que são quimiossintetizantes.
Quando as nitrobactérias fazem a quimiossíntese para se alimentar e elas acabam oxidando o amônio, transformando-o em nitrito graças os nitrossomonos e nitrosococcus e posteriormente em nitrato (que também pode ser absorvido por plantas) graças os nitrobacters e os nitrococcus.
Quando o nitrato que está no solo não é absorvido por nenhuma planta ele pode ser desnitrificado (pelas bactérias desnitrificantes) e transformado em nitrogênio atmosférico novamente.
Os animais podem adquirir o nitrogênio por meio das plantas, ou de outros animais.
O nitrogênio que adquirimos é “devolvido” ao meio ambiente por meio da decomposição (quando morremos) ou por meio da excreção (ureia para mamíferos; ácido úrico para répteis; e amônia para animais aquáticos).
Os compostos nitrogenados são transformados em amônia (substância tóxica que não pode ser absorvida pelas plantas – apesar de alguns autores dizerem que sim) e depois disso são transformados em nitrito e nitrato novamente, graças às bactérias nitrificantes, já citados anteriormente.
...