Jogos E Brincadeiras
Trabalho Escolar: Jogos E Brincadeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pavao • 19/10/2013 • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 1.143 Visualizações
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
2. Justificativa do Projeto:
Em atendimento a Resolução nº1/2006 que Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, artº. 8 – inciso IV é obrigatório à aplicação deste projeto em espaços não escolares.
O homem é um ser social e histórico e sua contribuição para a vida da comunidade e para a herança cultural de um povo se faz presente todos os dias transformando o conteúdo do pensamento a partir das novas necessidades e desafios.
Brincar é um desafio que exige conhecimento, criatividade e experiências anteriores. Na brincadeira reside à base da identidade cultural de um povo, portanto, brincar relaciona-se com aprendizagem. Brincar é aprender e ensinar. É se divertir. A aprendizagem e o desenvolvimento são processos psico-sociais interligados em diferentes aspectos que se efetivam na convivência, nas trocas, na interação entre as pessoas. Assim, o Projeto Jogos, Brinquedos e Brincadeiras têm por objetivo atender as expectativas de propiciar aos idosos; através do desenvolvimento de atividades que envolvem o domínio cognitivo, afetivo e psico-motor; momentos de lazer e diversão, interação, cooperação e afetividade, colaborando para a convivência na instituição e na relação com seus familiares.
3. Resumo do Projeto:
O bem-estar é o equilíbrio necessário para o desenvolvimento da vida e a felicidade é um ingrediente para mantê-la ativa. Além de ser também um objetivo a ser alcançado em todas as sociedades humanas. O presente projeto terá duração de 20 horas onde pretende alcançar a participação dos integrantes da 3ª idade nas atividades propostas distribuídas em cinco encontros com 03h00min duração/dia demonstrando que sempre haverá espaço para o ensino/aprendizagem, pois este caminha lado a lado com a sabedoria da vida.
As atividades a serem desenvolvidas consistem em: Modelando e jogando: com frutas, Túnel do tempo, Pintura em pano de prato, Confecção e enfeite de caixas, Dinâmica: auto-imagem no chapéu. Bingo e Confraternização.
4. Objetivos:
4.1 Geral:
Resgatar a auto-estima proporcionando atividades que envolvam a pessoa idosa no convívio diário (interação social);
Despertar a amizade e a cooperação através das atividades desenvolvidas.
4.2 Específicos:
Explorar atividades recreativas que promovam a socialização dos idosos.
Perceber o ato de brincar como um momento prazeroso.
Incentivar o resgate da memorização e dos aspectos motor, cognitivo e afetivo.
Possibilitar o acesso a materiais que desenvolvam o bem-estar de forma lúdica.
Organizar de forma construtiva e proveitosa o tempo disponível.
Favorecer a troca de experiência e o contato dos idosos uns com os outros.
5. Metodologia:
Organizar os espaços que serão utilizados pelos idosos.
Explicar como as atividades do dia serão desenvolvidas (exposição verbal).
Dispor os idosos em grupos orientados por um mediador.
Dividir e distribuir os materiais que serão utilizados nas atividades.
Desenvolver a atividade prática elaborada para o dia (mediação).
Explorar: o lúdico, a memorização, a coordenação motora, a socialização e interação entre os grupos a partir das atividades Modelando e jogando: com frutas, Túnel do tempo, Pintura em pano de prato, Confecção e enfeite de caixas, Dinâmica: auto-imagem no chapéu. Bingo e Confraternização.
6. Desenvolvimento
1º Dia: Massa de modelar:
.
Atividade: Modelando e jogando: com frutas.
Objetivo: Resgatar a memorização e sequência. Trabalhar a coordenação motora.
Materiais: Massa de modelar, peças de dominó gigante.
Procedimento: Distribuir os participantes em grupos. Entregar quantidades variadas de massa de modelar pedindo para que modelem frutas conhecidas e consideradas saudáveis. Orientar para que possam modelar as principais frutas que devem ser consumidas principalmente por idosos. Iniciar conversação buscando conhecer a história de vida de cada integrante do grupo.
Encerrar com Jogos de Cartas e Dominó de frutas gigantes. Dividir os participantes em dois grupos para execução do jogo. Participar na orientação da atividade.
2º Dia: Música
Atividade: Túnel do Tempo.
Objetivo: Despertar as lembranças adormecidas através da sonorização.
Materiais: AparelhoToca discos, discos de vinil. Viola, caixa de som e objetos antigos.
Procedimento: Os participantes ficaram dispostos em circulo, ouvirão músicas de viola e observarão objetos antigos como discos, chaleiras, torrador, moinho de café, escovão, etc. Explorar a oralidade pedindo para que cada um fale sobre suas lembranças e sobre os objetos observados.
Convidar os participantes para cantar e dançar as músicas tocadas.
Encerrar com jogos: Dominó profissões, Dama, Trilha e Cartas.
3º Dia: Pintura
Atividade: Pintura em pano de prato.
Objetivo: Estimular a coordenação motora.
Materiais: Pano de prato, tinta de tecido, moldes ou riscos.
Procedimento: levar os panos de pratos com os riscos/moldes (flores, frutas e/ou borboleta) prontos e todo material necessário para receber a pintura que será feita pelos participantes. Dispor os integrantes em grupo para a execução da tarefa. Explicar que no final da atividade cada participante poderá guardar o seu trabalho para
...