O ALUNO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ESTÁGIO
Por: fer1970 • 9/4/2020 • Artigo • 757 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
O ALUNO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ESTÁGIO.
Quando pensamos em escola, associamos à figura do professor. Cada um de nós trazemos em nossas mentes esta recordação, deste mestre que deixou a sua imagem em nossa memória.
Ao refletirmos sobre a função do professor na atualidade observamos que há vários desafios, dentro e fora da sala de aula, dificultando o trabalho docente. Diante dos fatos, os professores estão sendo desmotivados e imobilizados em sua atuação. São muitos os desafios enfrentados pelo sistema educacional.
- Baixa remuneração: A desvalorização docente faz com que muitos professores tenham excesso de jornada e trabalho, com isso, não tendo tempo de fazer um bom planejamento.
_ Excesso de aluno por turma: Turma numerosas dificultam o que seja atendimento individualizado.
_ Ambiente violentos: Professores amedrontados pela violência da comu-nidade em que a escola se encontra e também pela postura agressiva de alunos e familiares.
_ Falta de atualização de professores, falta de material que possibilitam a prática e material didáticos. Diversos questionamentos surgem como desdobramentos desta situação:
A realidade da educação brasileira, com superlotação nas salas de aula, desvalorização do profissional, e defasada estrutura física, metodológica e didática nas escolas instiga o docente a (se) questionar: "como" fazer e "com que" fazer educação, adequando-se à proposta projetada pelos parâmetros curriculares e pelo mercado de trabalho? Afinal, as escolas - especialmente da rede pública - constituem-se de alunos marcantemente heterogêneos cultural e socialmente, o que requer do professor de Ciências o uso equilibrado de conceitos, de técnicas (competências) adequadas à comunidade; e dos seus instintos de educador (habilidades). (LIMA e VASCONCELOS, 2006, p.399)
Frente aos novos desafios que o educar encontra nos dias atuais, faz- se necessária uma nova forma de educar e de definir o padrão a profissão docente. É preciso que sejam desenvolvidos novas competências, novas abordagens. Para novos desafios, são necessários novas ferramentas e profissionais qualificados. No entanto a educação tem experimentado inúmeras mudanças nos diferentes níveis e áreas, nas práticas pedagógicas, que procuram romper com os paradigmas tradicionais (RODRIGUES, 2004).
No mundo contemporâneo, vivenciamos uma sociedade onde são intensas as relações com a Ciência e a Tecnologia. O conhecimento consolida-se com uns dos elementos primordiais na nossa sociedade. Neste contexto, a educação tem experimentado inúmeras mudanças nos diferentes níveis e áreas, nas práticas pedagógicas, que procuram romper com os paradigmas tradicionais (RODRIGUES, 2004).
Além dos desafios enfrentados por todos os docentes,conforme desta-cado, o professor de ciências encontra outro desafio, alunos atualizados, questionadores, formadores de opiniões, isto se dá, porque muitos destes estão conectados na internet, televisão e outros meios de comunicação.
Sendo assim, o professor de ciências deve estar familiarizado e atuali- zado, para estimular, ajudar e polir os alunos.
O ensino de ciências assume assim, um papel muito importante. Orienta-se para a promoção da cidadania, com vistas ao desenvolvimento, dos sujeitos, enquanto cidadãos ativos, consumidores e usuários responsáveis da tecnologia existente.(Viecheneski e Carletto, 2013,p.213).
...