TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO BIOGEOQUÍMICO DO NITROGÊNIO

Por:   •  30/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

CICLO BIOGEOQUÍMICO DO NITROGÊNIO

INTRODUÇÃO

Os ciclos biogeoquímicos são fundamentais para a vida dos seres vivos, pois e através desses ciclos (água, carbono, oxigênio e nitrogênio) que os organismos conseguem absorver do ambiente substâncias inorgânicas essenciais para as mais diversas reações químicas e composições de suas moléculas orgânicas.

OBJETIVO

Compreender como a substância inorgânica (nitrogênio) é absorvida pelos seres vivos, bem como ela é utilizada e depois devolvida novamente ao ambiente.

DESENVOLVIMENTO

O ciclo do nitrogênio é de fundamental para a manutenção da vida na Terra, principalmente na vida de plantas e animas. No homem o nitrogênio esta presente na composição dos aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos e outras moléculas. Como o nitrogênio atmosférico (N2) representa 78% dos gases atmosféricos, os seres vivos passaram a utilizá-lo  de diversas formas..

A maioria dos seres vivos não absorve substâncias inorgânicas diretamente da atmosfera, por isso é preciso realizar algumas reações químicas para que o nitrogênio atmosférico (N2) seja absorvido pelos organismos e utilizado nas reações químicas..

As reações químicas que ocorrem durante o ciclo do nitrogênio para que o mesmo seja absorvido da atmosfera por plantas e animais são conhecidos como fixação, nitrosação, nitratação. e assimilação. A reação química que devolve o nitrogênio para a atmosfera é chamado de desnitrificação

O processo de fixação do nitrogênio atmosférico ocorre de varias maneiras,  porém levaremos em conta o processo da biofixação que tem a participação  de bactérias do gênero  Rhizobium, que estão presentes nas raízes de plantas leguminosas vivendo na condição de mutualismo. Essas bactérias convertem nitrogênio atmosférico (N2) em amônia (NH3).

[pic 1]

(Bactérias Rhizobium)

Porem a amônia (NH3) é uma substância altamente tóxica, por isso não pode ser absorvida pelas plantas, sendo necessário a conversão de amônia (NH3) em nitrato (NO2).

Para converter a amônia (NH3) em nitrito (NO2), que e uma substância menos tóxica, ocorre a reação chamada de nitrosação com a participação de bactérias do gênero Nitrosomonas.

[pic 2] 

(Bactérias Nitrosomonas)

Entretanto o nitrito (NO2) continua sendo impróprio para as plantas, sendo necessário mais uma reação química chamada de Nitratação realizada por bactérias do gênero Nitrobacter que converte o nitrito (NO2) em nitrato (NO3), substância absorvida naturalmente pelas plantas e animais para formação de moléculas orgânicas.

[pic 3]

(Bactérias Nitrobacter)

Após esse processo acima citado é realizado por organismos produtores (bactérias), o nitrogênio (N2) e assimilado pelas plantas que também são organismos produtores na forma de nitrato (NO3), que por sua vez pode ser assimilados pelos organismos consumidores (animais) na forma de alimento.

Depois que o nitrogênio (N2) foi assimilado por plantas  na forma de nitrato (NO3), por animais na forma de alimentos, ele pode ser devolvido ao ambiente novamente na forma de amônia através do processo chamado amonização. A amonização acontece pela decomposição de plantas e animais mortos realizados por organismos decompositores (fungo) ou através das excretas dos animais. Percebi-se que o ciclo não esta completo, pois o nitrogênio molecular deve se devolvido ao ambiente na forma N2, completando dessa forma todo o ciclo do nitrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (175.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com