O Câncer de Próstata
Por: Jessicabonavigo • 19/10/2018 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Cancer de prostata
Imunoterapia:
O objetivo das imunoterapia – vacinas – inibidores do ponto de controle – é aumentar o sistema imunológico fazendo com que ele consiga combater as doenças oportunistas e reconhecer as celulas canceriginas como agentes estranhos diminuindo a agressividade do câncer!
PROVENGE: também conhecido como sipuleucel-t, é a única imunoterapia que foi aprovada para câncer de próstata.
Geralmente é dada aos homens que apresentam metástase precoce após terem estado em terapia de privação de androgênio.
A vacina é feita a partir de células do próprio paciente.
As células imunológicas são coletadas em um processo chamado leucaféresis-basicamente, o sangue sai através de uma agulha em um braço, algumas células brancas do sangue, plaquetas e glóbulos vermelhos são retiradas e o restante volta pelo outro braço. Então essas células são colocadas em uma cultura com uma proteína projetada que liga A FOSTAFATASE ÁCIDA DA PROSTATA (PAP) , ativando o sistema imunológico. PAP é uma enzima que é produzida por células da próstata. Esta vacina é projetada para iniciar as células imunes: é chamado GM-CSF (fator estimulante de colônias de granulocitos e macrófagos)
Em vários estudos, Provenge demonstrou aumentar a sobrevivencia média em alguns meses, pode ser capaz de melhorar esses resultados se comoçado o tratamento anteriormente, em homens com uma doença menos agressiva.
Nos homens com câncer metastático, PROVENGE é capaz de abrandar o câncer, mas não o detem.
EFEITOS: possui os menores efeitos colaterais entre os tratamentos contra o câncer, não há náuseas nem vômitos!
Pode ser que o paciente sinta os sintomas de uma gripe, mais geralmente não se sente nada.
O PROSTVAC está sendo testado junto com GM-CSF em um ensaio clínico mundial chamado Prospect Trial, envolvendo 1.200 homens com CRPC metastático de cerca de 200 centros. É projetado para testar se o tratamento precoce com esta vacina melhora a sobrevida. Os investigadores estão aguardando os resultados, e se eles funcionam tão bem como esperam, então os homens poderiam começar a obter esta vacina além de Provenge. "Essas vacinas são tão seguras", explica Simons, "que você poderia obter mais do que uma. Quando você recebe a vacina contra hepatite, você está recebendo quatro vacinas em uma. Você pode obter vários antígenos, ou bandeiras. A vacina de tosse convulsa possui sete bandeiras, e funciona muito melhor do que se você acabasse de receber uma. Vamos combinar essas vacinas contra o câncer de próstata na estrada, se cada uma delas demonstrar um benefício. A grande promessa de todas essas vacinas é, se você consegue descobrir todos os antígenos que você precisa, você poderá vacinar logo após a cirurgia ou a radiação ", e um dia, os homens talvez não precisem de ADT, ou podem atrasar isso para muitos anos.
Se o teste PROSTVAC for bem sucedido, Simons acredita: "todos os homens com câncer de próstata devem ser vacinados e devem obter GM-CSF. A imunoterapia específica do antígeno já está curando a forma mais fatal de linfomas, porque os cientistas aperfeiçoaram o modo de fazer uma célula T matar esse antígeno. Agora, esta é uma doença em que eles apenas dão uma pequena chemo para vencer o número de células cancerígenas, e então elas ativam as células T e destroem o câncer ".
Ainda outra vacina, chamada GVAX, está sendo testada por Drake e Antonarakis em homens com câncer de próstata de alto risco submetidos a cirurgia. Aqui, os homens estão recebendo um curto curso de ADT sozinho, ou a vacinação GVAX seguida de um curto curso de ADT. O benefício aqui é que um patologista pode examinar a próstata removida cirurgicamente para ver se o sistema imunológico foi ativado - se há evidências de que as células imunes começaram a atacar o câncer.
...