O Ensino de Ciências em Escolas Públicas
Por: Elizandra Lucas Dos Anjos • 13/3/2023 • Trabalho acadêmico • 4.425 Palavras (18 Páginas) • 108 Visualizações
O DESAFIO DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
RESUMO
O presente trabalho analisa o ensino de ciências em escolas públicas destacando a condução de atividades práticas experimentais, a formação de professores. A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Através da experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. O ensino por meio de atividades empíricas é uma necessidade para a melhor assimilação de conteúdos teóricos, entretanto, para que essa abordagem metodológica seja proveitosa, é preciso que o professor a situe adequadamente no processo de aprendizagem e saiba estabelecer a ponte entre a teoria e a prática. As diversas abordagens das atividades experimentais propostas nas escolas vão mostrar que os alunos ficarão mais estimulados a pensar, a discutir, a buscar respostas e a aprimorar suas habilidades de manipulação de materiais e de estudo individuais e em grupo.
Palavras-chave: formação de professores, atividades práticas, situações de aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Reconhecemos que o ensino de ciências vem sofrendo profundas mudanças de tendências no contexto histórico. Cabe ressaltar que existem muitas pesquisas sobre a influência das mudanças sociais na educação como um todo, nas escolas e no trabalho dos professores, de tal forma que a profissão docente configura-se em uma profissão que exige muita dedicação aos estudos.
O conhecimento e o saber passaram a constituir-se em elementos importante e fundamental da profissão docente, exigindo compromisso do professor na transformação desse conhecimento em aprendizagens relevantes e significativas aos alunos. Hoje, é imprescindível que professores e outros profissionais se conscientizem da necessidade de ampliar, aprofundar, e melhorar cada vez mais a sua competência profissional e pessoal. Somente assim, o desenvolvimento docente tornar-se-á elemento importante para assegurar a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes. (MARCELO, 2009).
Também parece ser inequívoca a existência de uma separação entre a teoria e a prática na resolução de problemas refletidos em pesquisas da área de formação de professores, que muitas vezes somente acontece dentro das universidades, durante a formação inicial. Com isso, o professor deixa de vivenciar no seu cotidiano de trabalho essa interação que é muito importante para sua formação (SESSA, 2006). A importância da formação docente o uso e a compreensão das atividades práticas experimentais dentro das atividades práticas típicas do ensino de ciências; e aspectos da estrutura física e concepção dos espaços e estruturas educativas normalmente adotadas pelos docentes da escola.
A metodologia tradicional de ensino ainda está muito enraizada nas escolas devido ao fato de ter sido o pilar para tantos outros métodos de ensino e por apresentar grande significância no processo de ensino aprendizagem, é neste método que o professor aparentemente adquire melhor controle sobre a turma, e os conhecimentos são transmitidos.
As atividades práticas podem ser grandes aliadas no momento de apresentar o assunto estudado ao educando, o uso de atividades práticas em sala de aula acrescenta aos conteúdos e promove uma maior interação entre aluno e professor, assim o aprendizado torna-se mais significativo e aumenta a satisfação do aluno em aprender, sendo assim o aluno que tem um bom desempenho na escola terá uma boa auto estima.
Soma-se a característica do Sistema de Educação brasileiro, onde os estados apresentam enormes carências na estrutura disponível ao ensino de ciências, especialmente a inexistência de laboratórios nas unidades escolares, em especial de Ensino Fundamental, hoje poucas unidade possuem laboratórios equipados. Diante do mencionado acima, constata-se que grandes mudanças ocorreram e estão ocorrendo no mundo nas últimas décadas, em especial na educação Brasileira, com novas normas no caso da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), obrigatório em todo território brasileiro, em especial catarinense.
O principal objetivo das aulas práticas e desenvolver sua capacidade de observação, análise e compreensão de sistemas e técnicas de controle. Como parte deste aprendizado, esperasse que o aluno melhore sua habilidade em expor de forma clara, objetiva e precisa o trabalho realizado nas experiências por meio da elaboração de pré-relatórios e relatórios
Considero essas aulas muito interessantes e estimulantes para os alunos e também para nós professores. É possível perceber a vontade deles em aprender e em interagir nas atividades, fazendo perguntas e tentando muitas vezes respondê-las. Acredito que as contribuições destas aulas sejam muito importantes pois aprender Ciências pode deixar de ser um processo penoso, como geralmente é visto pelos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e passar a ser um prazer na medida em que sejam de interesse dos alunos, principalmente nessa faixa etária em que estão começando a definir suas preferências.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A sociedade ao longo do tempo vem conduzindo a trajetória da educação, operando diretamente a evolução das Unidades de ensino, é imprescindível que as escolas esteja preparada para lidar com questões sociais, conforme Bauman (2011), estaríamos hoje vivenciando uma sociedade liquida caracterizado pela dificuldade em manter suas formas e estabilidades e por alicerçar-se em contrições e desconstruções permanentes, sofrendo metamorfose constante. Mas como a escola poderá se firmar dentro desse contexto atual? As escolas em especial de ensino básico tem a função de estimular e orientar o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, de sentir, pensar, e agir, sendo o professor o grande mediador desses processos.
...